Agressor da própria mãe, Roberto Elísio é denunciado pelo MP

Ele responderá na Justiça pelos crimes de tortura, maus tratos, apropriação indébita e retardamento na prestação de assistência à pessoa idosa.

O promotor de Justiça José Augusto Cutrim, titular da Promotoria de Defesa do Idoso, encaminhou à Justiça denúncia contra o bacharel em Direito Roberto Elísio Coutinho Freitas, de 51 anos.

Ele foi denunciado pelos crimes de tortura, maus tratos, apropriação indébita e retardamento na prestação de assistência à pessoa idosa.

Preso desde o mês passado no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Elísio ficou conhecido nacionalmente depois que vídeos nos quais ele aparece agredindo a mãe, a professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Joseth Coutinho Freitas, de 84 anos, vazaram em grupos de mensagem e redes sociais de São Luís.

Augusto Cutrim afirmou que as agressões contra a mãe vinham sendo cometidas pelo acusado há cerca de vinte anos.

Segundo o promotor, Elísio expôs a integridade física e psíquica da vítima, submetendo-a a condições desumanas e degradantes, ao privá-la de cuidados indispensáveis, quando tinha o dever de fazê-lo, pois, além de filho, morava com a idosa, tratando-a de forma prejudicial ao seu bem-estar e à saúde, mediante agressões físicas e verbais, de modo que, ainda, retardou e deixou de prestar assistência à saúde da vítima.

Ainda de acordo com Cutrim, o filho também se apropriava dos proventos da mãe, que é professora aposentada e recebe uma pensão desde a morte do marido.

Na denúncia, Cutrim apresentou um contracheque da aposentada, em que o valor líquido é menor que um terço do bruto “em razão de descontos relativos a empréstimos e adiantamento de gratificação natalina consignados em folha de pagamento, que somados ultrapassam R$ 15 mil.

“Desde quando seu genitor faleceu, no ano de 1999, o denunciado Roberto Elísio Coutinho de Freitas, aproveitando-se inicialmente da confiança, depois do estado de saúde fragilizado de sua mãe e do fato de ser filho único, deixou de trabalhar e passou a apropriar-se dos proventos da idosa, dando-lhes aplicação diversa, ao não os destinar aos cuidados necessários à vítima”, destacou.

Leia também:

Roberto Elísio pode ser condenado a 18 anos de prisão, avalia promotor

Homem que agrediu a mãe contesta veracidade de vídeos e afirma que ela é tudo para ele

São Luís: Vídeos mostram advogado agredindo mãe idosa

Justiça decreta prisão preventiva de Roberto Elisio

Roberto Elisio gerenciava aposentadoria da mãe no valor de R$ 38 mil

Médico sai em defesa de Roberto Elisio e critica blogueiros que noticiaram agressão contra idosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *