Sobre Gláucio Ericeira

É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como repórter no Jornal Pequeno e como repórter e editor no Jornal O Imparcial. Foi assessor de imprensa das prefeituras de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Integrou a equipe de profissionais da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. Foi assessor de imprensa da presidência do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Exerce, atualmente, o cargo de assessor de imprensa da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. É apresentador do programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 19h às 20h.

“Boas notícias vêm pela frente”, diz Márcio Viana após reunião com governador

O prefeito Márcio Viana, do município de Godofredo Viana, foi recebido pelo governador Carlos Brandão durante reunião realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, nesta última segunda-feira, 15.

Ele destacou o diálogo proveitoso e o alinhamento de importantes investimentos.

“Quando o diálogo acontece, os resultados aparecem. Ontem foi dia de alinhar importantes investimentos ao lado do nosso governador @carlosbrandaoma, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de Godofredo Viana. Muito trabalho e boas notícias vêm pela frente”, disse.

Desde que foi eleito, Márcio vem mantendo parcerias institucionais com os Governos do Estado e Federal objetivando obter mais recursos que já foram transformados em novos benefícios para os godofredenses em diversos setores.

Brandão informa sobre pagamento de precatórios

Em postagem nas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 16, o governador Carlos Brandão confirmou o pagamento de precatórios do Fundef para professores e professoras aposentados da rede estadual de ensino.

Também foi antecipado o pagamento dos profissionais desligados.

O pagamento dos herdeiros terá início no próximo dia 22, de acordo com a tramitação de cada processo.

Osmar Filho promove mutirões de saúde e reforça apoio à cultura popular

O deputado estadual Osmar Filho (MDB), em parceria com a vereadora Clara Gomes (PSD), promoveu, no fim de semana, uma série de ações sociais e culturais em São Luís, com destaque para um grande mutirão de saúde realizado no recém-inaugurado Instituto Maria Félix, no bairro São Francisco.

O parlamentar ofereceu diversos serviços gratuitos voltados à saúde da população, com destaque para o 1º Mutirão do Instituto Maria Félix. O instituto foi criado por iniciativa de Osmar Filho, em parceria com Clara Gomes, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade a atendimentos essenciais e desenvolver projetos sociais voltados à melhoria da qualidade de vida.

Ainda no domingo, também foi realizada mais uma edição do programa “Cuidar dos Olhos”, no Centro Educa Mais Dorilene Castro, localizado no bairro Coroadinho. A programação incluiu consultas oftalmológicas, encaminhamento para cirurgias e entrega gratuita de óculos, além de atendimentos com ginecologista, clínico geral e serviços de saúde bucal.

Na ocasião, o parlamentar agradeceu aos parceiros envolvidos na expansão das ações sociais no Maranhão.

Além das ações na área da saúde, Osmar Filho também participou, no sábado (13), da abertura do 2º Arraial da Família Rural, realizado na comunidade Vila Coquilho. O evento foi organizado pela vereadora Clara Gomes.

Justiça determina instalação de câmeras corporais em policiais no Maranhão

Por decisão da Justiça, o Estado do Maranhão deve apresentar um plano para instalação de câmeras corporais com acionamento automático , a serem utilizadas pelos agentes da Polícia Civil e Polícia Militar, durante os turnos de serviço.

Após a entrega do plano, o Estado deve instalar e operar as câmeras, no prazo máximo de 180 dias, e priorizar as unidades com maiores registros de mortes e ocorrências nas comunidades mais carentes.

A decisão judicial atendeu a pedido da Defensoria Pública em Ação Civil Pública, diante do grave quadro de letalidade policial, deficiência nos mecanismos de controle da atividade policial e ausência de registros objetivos das abordagens.

O plano deve apresentar cronograma da compra dos equipamentos, especificações técnicas que garantam a gravação sem interrupções, estratégia de armazenamento seguro dos dados na internet ou servidores dedicados.

As ações devem prever, ainda, protocolos de preservação da cadeia de custódia e programa de capacitação técnica e ética de todo o quadro policial.

O juiz Douglas Martins determinou, na sentença, a imediata intimação da promotoria especializada no controle externo da atividade policial, para que atue na fiscalização rigorosa de cada etapa do cronograma de implementação ora determinado.

Na ação, a Defensoria Pública alegou violação aos direitos fundamentais à vida, à integridade física e à segurança pública. Informações do processo demonstram elevado índice de mortes e baixa taxa de apuração das denúncias contra agentes de segurança pública.

Segundo dados estatísticos do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do relatório “Pele Alvo”, o Maranhão registrou 157 mortes em ações policiais em 2022 e 2023. A Defensoria destaca que os números revelam uma seletividade pautada pelo racismo estrutural, atingindo jovens negros entre 12 e 29 anos, que representam 82,7% das vítimas fatais.

A ação informa, ainda, que a taxa de apuração de denúncias seria extremamente baixa: em 2021, de 202 denúncias, apenas 18 resultaram na abertura de procedimentos; em 2022, de 146 denúncias, somente três processos de investigação foram instaurados pela segurança pública.

Roberto Rocha avalia que candidatura da esquerda depende da direita no MA

O ex-senador Roberto Rocha, do Novo, em contato com o editor do Blog, fez uma avaliação sobre o atual momento político no Maranhão.

Para ele, a pré-candidatura da esquerda ao Palácio dos Leões, representada pelo vice-governador Felipe Camarão, do PT, depende de uma candidatura competitiva do campo da direita.

Na opinião de RR, esta é a única combinação capaz de fragmentar o eleitorado e nacionalizar a disputa em terras maranhenses, evitando, desta forma, que os votos se concentrem em outro projeto.

“A permanência de Felipe Camarão (PT) na disputa pelo Governo do Maranhão depende diretamente da realização de um segundo turno. E, para que isso aconteça, é indispensável a existência de uma candidatura competitiva da direita que alcance votação de dois dígitos. Essa é a única combinação capaz de fragmentar o eleitorado e nacionalizar a disputa no Maranhão, reproduzindo no estado a polarização entre esquerda e direita observada no cenário nacional. Sem uma candidatura forte da direita com esse desempenho, torna-se praticamente impossível haver segundo turno. Sem uma direita forte: os votos tendem a se concentrar em Eduardo Braide (PSD), ampliando significativamente suas chances de vencer já no primeiro turno. Com uma direita forte e competitiva: o eleitorado se divide entre quatro polos relevantes, aumentando a probabilidade de segundo turno e transformando a eleição maranhense em uma disputa de alcance nacional”, disse.

Ele traçou alguns cenários possíveis, quais sejam: Quatro polos competitivos: Felipe Camarão (PT), Orleans Brandão (MDB), Eduardo Braide (PSD) e um nome forte da direita dividem o eleitorado, criando as condições para o segundo turno. Fortalecimento de Felipe Camarão: Com o apoio de Lula e o distanciamento entre Carlos Brandão e o grupo Sarney, Camarão se consolida como principal representante do lulismo no estado. Saída de Lahesio Bonfim: A desistência de Lahesio tende a transferir o eleitorado conservador para Braide, reduzindo a fragmentação dos votos e aumentando as chances de uma vitória em primeiro turno.

“A disputa pelo governo também influencia diretamente a eleição para o Senado. Com segundo turno, a polarização nacional permanece ativa e pode favorecer candidatos alinhados ao PT. Já uma vitória de Braide no primeiro turno fortaleceria uma eventual aliança entre PSD e NOVO, impulsionando Roberto Rocha ao Senado e impondo maiores dificuldades à reeleição de Eliziane Gama, pela ausência de um ambiente de polarização nacional no estado”, finalizou.

Leia também:

RR não descarta nenhuma possibilidade para o Novo no pleito deste ano

Weverton recebe apoio do Podemos

O senador Weverton Rocha (PDT) recebeu, neste último fim de semana, apoio do partido Podemos ao seu projeto de renovar o mandato por mais oito anos.

A parceria foi fechada durante reunião do pedetista com o presidente estadual da sigla, deputado federal Fábio Macedo, e o vereador Fábio Macedo Filho, que presidente o diretório municipal do partido em São Luís.

“O Maranhão é uma terra construída por muitas mãos, muitos sonhos e pela capacidade de unir forças em torno de um propósito maior. É um estado que cresce quando o diálogo supera as diferenças e quando lideranças se unem em favor de quem mais importa: o nosso povo. Hoje, na sede do Podemos Maranhão, tivemos a alegria de receber o senador Weverton Rocha (@wevertonrochasenador ), ao lado do vereador Fábio Filho (@fabiomacedofilho ), em um momento de conversa, reflexão e fortalecimento de laços. Um encontro que reafirma a importância da parceria, da confiança e da construção coletiva de caminhos capazes de gerar mais oportunidades para os maranhenses. Acreditamos que o Maranhão avança quando caminha em sintonia com os grandes projetos de desenvolvimento do Brasil. Por isso, reconhecemos a importância da liderança do presidente @lulaoficial na condução de políticas que impulsionam o crescimento do país, assim como o papel do governador Carlos Brandão (@carlosbrandaoma ), que tem trabalhado para transformar investimentos em obras, oportunidades e qualidade de vida para a população maranhense. O futuro que desejamos para o nosso estado será construído pela união de esforços, pela capacidade de dialogar e pela disposição de trabalhar em conjunto. Seguimos acreditando que as parcerias sólidas, o respeito institucional e o compromisso com as pessoas são os alicerces de um Maranhão cada vez mais forte, mais justo e mais próspero”, disse Fábio Macedo.

Weverton concorrerá a reeleição na chapa encabeçada por Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo pelo MDB.

Fátima Travassos é reeleita para o cargo de corregedora-geral do MPMA

A procuradora de justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro foi reeleita nesta segunda-feira, 15, para mais um biênio à frente da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Do total de 34 procuradores de justiça aptos a votar, Fátima Travassos obteve 27 votos. O outro concorrente, procurador de justiça Abel José Rodrigues Neto, teve três votos; houve ainda dois votos em branco e duas abstenções.

O processo de votação foi coordenado pela Comissão Eleitoral formada pelas procuradoras de justiça Regina Maria da Costa Leite (presidente), Themis Maria Pacheco de Carvalho, Mariléa Campos dos Santos Costa (membros titulares) e Rodolfo Soares dos Reis (suplente).

Após a divulgação do resultado, a corregedora-eleitoral agradeceu aos colegas pela votação e declarou que o trabalho terá continuidade no biênio 2026-2028. “Temos buscado o aprimoramento e fortalecimento da nossa instituição e vamos caminhar junto com o nosso procurador-geral em favor dos avanços necessários ao Ministério Público e à sociedade”, afirmou.

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, parabenizou a corregedora-geral pela recondução ao cargo. “A expressiva votação que a senhora obteve é o reconhecimento do seu trabalho e de sua equipe. Essa eleição revelou o amadurecimento, serenidade e equilíbrio da Corregedoria. Vamos continuar em parceria trabalhando pelo Ministério Público”.

A sessão solene de posse da corregedora-geral para o biênio 2026-2028 está agendada para o próximo dia 1º de julho.

Fred Campos inaugura nova sede do 22º Batalhão da PM em Paço do Lumiar

A segurança pública de Paço do Lumiar recebeu um importante reforço nesta sexta-feira (12) com a entrega da nova sede do 22º Batalhão da Polícia Militar, localizada na Avenida 13, no Maiobão.

A obra, realizada em parceria entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e o Governo do Estado, foi inaugurada pelo prefeito Fred Campos e representa mais um avanço na estruturação das forças de segurança que atuam no município.

O novo batalhão foi projetado para oferecer mais conforto, funcionalidade e melhores condições de trabalho aos policiais militares. A estrutura conta com ambientes modernos, totalmente climatizados, mobiliário planejado, amplo estacionamento e espaços adequados para fortalecer as atividades operacionais e administrativas da corporação.

A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, entre elas a primeira-dama Maedja Campos, o senador Weverton Rocha, a secretária de Estado da Segurança Pública, Coronel Augusta, o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Wallace, o comandante do 22º BPM, Major Paulo José de Olinda Santos, vereadores, militares e representantes da comunidade.

Com a nova sede, o 22º Batalhão ganha mais estrutura para intensificar as ações de policiamento, ampliar a presença das equipes nas ruas e fortalecer o combate à criminalidade em Paço do Lumiar.

Durante o evento, a secretária de Estado da Segurança Pública destacou o compromisso do Governo do Maranhão com o fortalecimento das forças policiais.
“Estamos entregando um equipamento público moderno, funcional e preparado para atender às demandas da Polícia Militar. Este novo espaço garante mais dignidade aos nossos policiais e melhores condições para o desenvolvimento do trabalho de segurança pública. Investir em estrutura é investir na proteção da população e na eficiência dos serviços prestados à sociedade”, afirmou a Coronel Augusta.

O prefeito Fred Campos destacou a parceria com o governador Carlos Brandão e ressaltou os impactos positivos que a nova sede trará para o município.

“Paço do Lumiar vive um novo momento, e essa conquista é resultado da parceria sólida que temos com o governador Carlos Brandão. Quero agradecer por mais esse investimento que fortalece a segurança pública do nosso município. Este novo batalhão oferece melhores condições para os nossos policiais desempenharem suas funções e garante uma estrutura à altura da importância do trabalho realizado pela corporação. Segurança pública também se faz com investimento, planejamento, estrutura e valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da população”, declarou Fred Campos.

Sob o comando do Major Paulo José de Olinda Santos, o 22º BPM passa a contar com uma base mais moderna e eficiente, fortalecendo sua capacidade operacional e ampliando o atendimento às demandas da população luminense.

A entrega da nova sede reforça o compromisso das gestões municipal e estadual com a promoção da segurança pública, garantindo melhores condições de trabalho aos agentes de segurança e mais tranquilidade para as famílias de Paço do Lumiar.

Justiça determina suspensão de pagamentos de contratos de terceirização em Buriticupu

Prefeito João Carlos Teixeira da Silva permanece afastado.

A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, o Poder Judiciário determinou, em tutela de urgência, a tomada de várias medidas para garantir a transparência de contratos de terceirização mantidos pelo Município.

Proferidas pela juíza Laís Suelem Silva Araújo Lima, as determinações acolhem as solicitações feitas pelo promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, em Ação Civil Pública, ajuizada em 23 de dezembro de 2025, a partir de denúncia registrada na plataforma Fala.BR, da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre os contratos.

Além da existência de contratos de terceirização de mão de obra sem divulgar informações no Portal da Transparência do Município, foram identificados pagamentos superiores a R$ 22 milhões ao Instituto Mais Integração Social (IMIS) e mais de R$ 3,6 milhões ao Instituto Alvorecer, sem disponibilizar documentos e informações exigidos pela legislação de transparência pública.

Foram constatadas, ainda, divergências entre informações divulgadas pelo Município e os contratos e pagamentos para terceirização de serviços. Além disto, foi observada a omissão de informações sobre contratos, processos licitatórios, empenhos, liquidações, notas fiscais e outros documentos sobre as contratações.

Entre as medidas, está a suspensão imediata de novos pagamentos do Município ao Instituto Mais Integração Social, Instituto Alvorecer e outros contratos de terceirização que estejam em situação de descumprimento de transparência, até a regularização do Portal da Transparência.

O Município também está obrigado a publicar, no prazo de 10 dias, a relação dos trabalhadores terceirizados em atividade, identificação de funções, locais de lotação, carga horária e remuneração, além da disponibilização dos processos licitatórios e da execução financeira dos contratos. Foi, ainda, determinada a apresentação, em até 48 horas, da documentação relativa às contratações.

Outra providência é a implementação, em até 15 dias, de identificação visual dos trabalhadores terceirizados por meio de uniformes e crachás, para ampliar a fiscalização e o controle.

A multa por descumprimento das determinações foi fixada em R$ 5 mil diários (até o limite de R$ 100 mil), a ser paga individualmente pelo prefeito Jose Antônio Lisboa Mendes e o controlador-geral do Município, Paulo Ricardo Paiva.

Gaeco, Seic e Polícia Militar deflagram Operação Benedictio contra organização criminosa

Uma ação coordenada pelo Ministério Público do Maranhão e pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais cumpriu, nesta segunda-feira, 15, em São Luís, prisões preventivas, buscas e bloqueio de bens contra grupo que teria desviado cerca de R$ 9,6 milhões em verbas destinadas a projetos sociais.

A investigação, que começou com a análise de prestações de contas de recursos públicos, resultou na deflagração da Operação Benedictio, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão, com apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e da Polícia Militar em cumprimento a uma decisão da Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados (Vecco).

A operação cumpriu mandados de prisão preventiva contra os investigados Evania Maria Sousa Nicacio, Lucivânia Martins Alves Siqueira, José Roberto Santos Cunha e Cristiana Serra Duarte Cunha, além de buscas e apreensões em 12 endereços. Os alvos são investigados por integrar uma organização criminosa voltada ao desvio de verbas públicas oriundas de convênios e emendas parlamentares, lavagem de dinheiro e associação com facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo teria criado uma sofisticada rede formada por empresas de fachada, operadores financeiros, agentes políticos e colaboradores encarregados de ocultar a origem e a destinação de recursos que deveriam ser aplicados em projetos sociais voltados à população mais vulnerável. As apurações apontam um dano aos cofres públicos de aproximadamente R$ 9,6 milhões.

Mais do que um esquema financeiro, a investigação revelou indícios de um núcleo armado e de intimidação vinculado, à época dos fatos, à facção criminosa Primeiro Comando do Maranhão (PCM), com atuação em comunidades da capital. Segundo o Ministério Público, parte dos recursos desviados teria sido usada para sustentar uma verdadeira rede de proteção privada, voltada a blindar a liderança do grupo e a impor o silêncio aos moradores das áreas sob domínio da organização.

A decisão judicial destacou que o crime de organização criminosa tem natureza permanente e que a prisão preventiva mostrou-se indispensável para interromper a atuação do grupo, frear a reiteração delitiva e garantir a ordem pública, não havendo outra medida cautelar alternativa capaz de produzir o mesmo efeito.

A investigação foi conduzida pelo Gaeco em diversas fases e reuniu análises financeiras, relatórios de inteligência, afastamentos de sigilo autorizados judicialmente, interceptações telemáticas e trabalho de campo realizado por equipes especializadas. No cumprimento das medidas, o órgão do MPMA contou com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (Caei) e da Polícia Militar do Maranhão, que asseguraram a capacidade operacional necessária para a execução simultânea das ordens judiciais nos diversos endereços.

“A investigação é fruto do trabalho do Gaeco, que reuniu ao longo de várias fases as provas que embasaram as medidas cautelares. E quando se soma a esse trabalho a integração com a Seic, a Polícia Militar e a inteligência da Caei no momento do cumprimento, o resultado é ainda melhor: ganhamos capacidade operacional para chegar a todos os alvos e desarticular uma estrutura que desviava recursos dos mais vulneráveis e se associava a uma facção criminosa. Seguimos com o compromisso de recuperar os ativos desviados”, afirmou o coordenador do Gaeco, Haroldo Paiva de Brito.

Durante o cumprimento dos mandados, as equipes apreenderam aparelhos celulares, computadores, notebooks e mídias de armazenamento, além de documentos, registros contábeis, mais de R$ 300.000,00 em dinheiro em espécie, armas e veículos de luxo. Todo o material apreendido será devidamente registrado e preservado, observando-se a cadeia de custódia, a fim de assegurar a integridade, a rastreabilidade e a confiabilidade dos elementos coletados.

Os equipamentos eletrônicos e mídias digitais serão encaminhados ao Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/MPMA) para extração e análise dos dados, enquanto os demais bens permanecerão sob a guarda dos órgãos responsáveis, conforme sua natureza e destinação legal. A operação resultou, ainda na prisão preventiva de pessoas e na prisão em flagrante do vereador Beto Castro.

O nome da operação deriva da palavra latina Benedictus, que significa “abençoado”, em referência direta ao nome da entidade investigada, o Instituto Sê Tu Uma Bênção. A escolha busca estabelecer um contraste simbólico entre a finalidade social que inspirou a criação da instituição e os fatos apurados na investigação.

Enquanto iniciativas dessa natureza existem para promover solidariedade, acolhimento e transformação social, os elementos reunidos apontam para a possível utilização do Instituto Sê Tu Uma Bênção como instrumento para o desvio de recursos públicos destinados justamente à população mais vulnerável. Em outras palavras, valores que deveriam representar esperança e oportunidade para milhares de pessoas teriam sido desviados em benefício de uma estrutura criminosa organizada.

Mais do que uma referência nominal, a Operação Benedictio simboliza o compromisso das instituições de controle e persecução penal em assegurar que recursos públicos destinados à promoção da dignidade humana cumpram efetivamente sua missão. O verdadeiro sentido de uma bênção não está na apropriação indevida de recursos coletivos, mas na sua correta aplicação em benefício da sociedade.

A Operação Benedictio também integra uma mobilização nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), iniciativa que reúne os Gaecos dos Ministério Público de todo país, em ações simultâneas voltadas ao enfrentamento das organizações criminosas e de suas diversas formas de atuação.

A Operação Benedictio reafirma o compromisso do Ministério Público do Maranhão e das forças de segurança com o enfrentamento qualificado à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado.