“Visão colonizadora”, diz presidente do PT ao criticar fala de Brandão sobre quilombolas

O ex-vereador e presidente do diretório municipal do PT de São Luís, Honorato Fernandes, criticou, nesta tarde, fala do governador e candidato a reeleição, Carlos Brandão (PSB), sobre quilombolas maranhenses.

Questionado sobre quais políticas públicas pretende executar para os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por negros que foram escravizados, o tucanosocialista, além de demonstrar nenhum conhecimento sobre a história, cravou a seguinte afirmação.

“A gente tem que conviver com eles, preservando sua cultura, mas também tentando incluí-los no mercado de trabalho, por que eles são seres humanos igual a gente”.

Para Honorato Fernandes, Brandão fez uma fala bruta e de visão colonizadora.

“Uma fala bruta de uma visão colonizadora. É notória a falta de conhecimento das lutas que os povos tradicionais sempre tiveram, e mais claro ainda a visão elitizada ao falar da população quilombola que são homens e mulheres sujeitos de direitos como qualquer um de nós”, disse o petista.

“Registro o meu repúdio sobre a fala do governador @carlosbrandaoma na sabatina que ocorreu hoje no @imirante Uma fala que se mostrou completamente distante e desrespeitosa ao se referir às comunidades tradicionais, em especial com a população Quilombola. Governador, por favor, mais respeito! Esses povos não são atrasados e o governo/governador não deve posicionar-se como colonizador”, finalizou.

 

1 pensou em ““Visão colonizadora”, diz presidente do PT ao criticar fala de Brandão sobre quilombolas

  1. Pingback: Antônia Cariongo diz que quilombolas foram abandonados pela gestão Dino/Brandão - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *