Josimar e Pastor Gil são alvos de nova Operação da Polícia Federal

Os deputados federais Pastor Gildenemyr e Josimar de Maranhãozinho, ambos do PL, foram alvos, nesta sexta-feira, de uma nova operação da Polícia Federal.

A informação é de O Antagonista.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos dois parlamentares.

O deputado federal Bosco Costa, de Sergipe, é filiado ao PL e também é alvo da operação.

Ano passado, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de Maranhãozinho – que já foi administrado por Josimar – Carutapera, São Luís e Zé Doca – este último gerido por Josinha Cunha, irmã do pré-candidato ao Governo e que também pertencente aos quadros liberais.

As investigações apontam que a relação de parentesco e ligações pessoais do deputado com prefeitos e secretários municipais da região fazem parte da estratégia usada para o desvio de recursos em áreas como saúde e infraestrutura.

Em dezembro de 2020, o deputado foi alvo da Operação Descalabro, que apura suposto esquema criminoso no Maranhão voltado para o desvio de recursos públicos, da área da saúde, por meio do direcionamento de licitações.

Estima-se, segundo a PF, que a fraude pode ter gerado prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

À época, Josimar classificou o trabalho da Polícia Federal como perseguição política.

Já no mês de outubro deste ano, o deputado foi alvo de uma operação do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão, que visou combater fraudes licitatórias em Prefeituras do Estado.
Batizada de “Maranhão Nostrum”, a operação foi resultado de uma investigação instaurada pelo Gaeco, em 2018, para apurar possíveis fraudes em processos licitatórios para contratação da empresa Águia Farma Distribuidora de Medicamentos Ltda nos municípios maranhenses de Araguanã, Carutapera, Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Pedro do Rosário e Zé Doca entre os anos de 2014 a 2018, período no qual foi movimentado o montante de R$ 159.745.884,37 originado de contratos administrativos pactuados entre as empresas investigadas e os Municípios relacionados.

2 pensou em “Josimar e Pastor Gil são alvos de nova Operação da Polícia Federal

  1. Pingback: Josimar e Pastor Gildenemyr se manifestam sobre operação da Polícia Federal - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Beto Castro confirma visita da PF na sua residência, em São Luís - Blog do Gláucio EriceiraBlog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *