Alvo da PF, prefeito de Caxias elegeu filha e namorada para Câmara e Assembleia

Alvo da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, que deflagraram operação para apurar desvio milionário de recursos públicos através de licitações fraudulentas nesta quarta-feira, o prefeito do município de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), saiu das urnas, no último dia 02, como um político vitorioso.

O “cabeludo”, apelido pelo qual o gestor é conhecido, conseguiu eleger a filha, Amanda Gentil (PP), para o cargo de deputada federal, com 108.699 votos, além de ter reelegido a namorada, a deputada estadual Daniella (PSB), para a Assembleia Legislativa com 47.277 votos.

Durante a operação, denominada de Arconte (termo grego que significa o responsável por um “cargo”), foram apreendidos mais de R$ 200 mil em espécie. Deste total, de acordo com o que foi apurado, a quantia de R$ 95 mil foi encontrada na casa do prefeito na capital maranhense.

Os investigados, segundo a PF, foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

A CGU identificou que, muito embora existisse no município de Caxias 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados.

Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente 9,45 milhões de reais.

Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.

Foram cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região em decorrência de representação feita pela Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *