Site que avaliou desempenho de Zé Carlos é um engodo já desmascarado pela imprensa

Deputado maranhense do PT sempre se posicionou a favor dos trabalhadores e contra a venda das instituições públicas, por exemplo.

O site Ranking dos Políticos, que se auto intitula uma ferramenta confiável de avaliação da atuação parlamentar de deputados federais e senadores, não passa de um engodo ligado a movimentos e personagens da chamada direita.

A avaliação foi feita pelo The Intercept, ainda em 2018, em um artigo que destrinchou o modos operandi da página que, inclusive, teria ligações com o MBL, movimento político liberal e conservador.

Em recente divulgação, o Ranking dos Políticos mostrou, mais uma vez, como opera.

Imputou percentual ínfimo de atuação ao deputado federal Zé Carlos, colocando Aluísio Mendes em primeiro lugar dentre os integrantes da bancada maranhense.

Zé Carlos é do PT e sempre votou favorável em relação as pautas envolvendo trabalhadores e contra a venda das instituições públicas, por exemplo. Além disso, segundo Portal da Transparência, é um dos parlamentares que menos gasta no Congresso.

Já Mendes é do PSC, da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, além de ser vice-líder do governo do capitão reformado do Exército na Câmara.

“A ideologia do site só fica clara para os visitantes que se dispuseram a perder tempo vasculhando-o em busca de informações que deveriam estar claras para quem acessa apenas o ranking. Em letras miúdas no fim da página “Sobre“, o ranking afirma que tem “firmes valores e princípios a respeito de temas econômicos” e que levanta bandeiras (perceba que já não são mais apenas aquelas três bandeiras em destaque na página inicial) que foram “conquistadas pela civilização nos últimos séculos” como a “livre iniciativa, na propriedade privada, no regime de mercado”. Não fica claro para quem não se aprofunda no site que há um viés liberal impregnado nos critérios adotados pelos seus criadores e aplicado por conselheiros ligados ao mercado e ao grande empresariado”, diz o The Intercept.

“O ranking diz se basear nos ‘gastos, na assiduidade, na fidelidade partidária nos processos judiciais e na qualidade legislativa”. É nesse último quesito que está engodo. Quem define os critérios de qualidade é um conselho “totalmente independente, e composto por profissionais com reconhecida capacidade analítica e boa reputação no mercado”.

“Os donos do site, Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder, são empresários que comandam a Multilaser, uma empresa de eletrônicos que fatura na casa do bilhão e que já teve seu nome envolvido com política algumas vezes. A empresa foi uma das que compraram a briga entre Doria e Amazon e fez uma doação de tablets para a prefeitura, numa jogada de marketing perfeita para ambas as partes. Renato Feder foi também o responsável pela maior doação recebida pela campanha do então candidato a prefeito de São Paulo”.

Continue lendo Aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *