Selo de Inspeção da AGED tem reconhecimento do Ministério da Agricultura

O governador  Flávio Dino recebeu da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina o certificado de equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), na manhã desta segunda-feira, 09, durante seminário para gestores públicos e agroindústrias, no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE.

Acompanhado da diretora geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) Fabiola Ewerton, o governador agradeceu a toda sua equipe e disse que receber o certificado significa valorizar os empreendedores e produtores maranhenses.

A diretora geral AGED Fabiola Ewerton explicou que o Governo do Maranhão tem investido em condições que possibilitam o avanço econômico do Estado. Segundo ela, a adesão do Maranhão aos SISBI, o que significa a equivalência do SIE ao SIF (Serviço de Inspeção Federal), vai permitir que os empresários maranhenses ampliem os negócios em todo Estado e ganhem cada vez mais espaço no mercado nacional para comercialização de produtos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a adesão do Estado ao SISBI-POA, através da Portaria nº 274/2019, publicada no dia 23 de dezembro de 2019 no Diário Oficial da União.

Certificados

Para a ministra Tereza Cristina, a gestão pública precisa oferecer meios para que os empresários gerem emprego para a sociedade. A ministra agradeceu ainda ao Maranhão por demonstrar interesse no SISBI. “É uma satisfação essa parceria. Com este ato hoje, o Maranhão terá um salto para que os pequenos produtores rurais possam também participar e aderir ao sistema produtivo do estado e do Brasil”, afirmou.

Além do Maranhão, os Estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte também tiveram o reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal junto ao Sisbi-POA, sistema de inspeção do Ministério da Agricultura.

A inclusão dos estados do Nordeste no Sisbi-POA é uma das ações previstas no AgroNordeste como estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Os serviços de inspeção desses estados serão inseridos no cadastro geral do Sisbi-POA e estabelecimentos e produtos neles registados passarão a integrar o sistema.

Dessa forma, os produtos de origem animal poderão ser comercializados em todo o país. Com essa possibilidade, as agroindústrias passarão a adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente os produtores e empreendedores locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *