Prefeitura implanta novo sistema de limpeza na Av. Litorânea

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana realizou esta semana uma ação para a retirada dos contêineres para descarte de lixo ao longo da Avenida Litorânea.

A medida faz parte do reordenamento dos serviços de limpeza urbana ao longo da via. Com a retirada dos equipamentos está sendo implantado um novo sistema de descarte e coleta na orla da cidade, que agora terá rota e horário específicos para os bares.

A coleta diferenciada teve início nesta quarta-feira (14). O reordenamento do serviço de limpeza urbana ao longo da Avenida Litorânea integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Antes da mudança, o lixo produzido pelos bares da Avenida Litorânea era colocado nos 20 contêineres espalhados pela avenida, o que causava o descarte irregular. Com o novo modelo de coleta, cada bar terá de fazer o acondicionamento dos seus resíduos em suas dependências e não mais dispor na via pública, e entregar diretamente ao agente de limpeza urbana em horários pré-determinados.

Às segundas o horário de recolhimento será 9h e 21h; de terça a sexta-feira, a coleta ocorrerá às 21h; sábados às 9h e 21h e domingos às 9h e 15h. A partir desta quinta-feira (15) equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana irão explicar para cada dono de bar como funcionará o serviço de coleta e como deverá ser feito o acondicionamento do resíduo.

Para garantir a operação foram mobilizadas para a Avenida Litorânea diversas equipes de diferentes frentes de trabalho do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Além da retirada dos contêineres foi feita a limpeza com a máquina de lavagem hidrotérmica de todas as áreas em que os equipamentos ficavam instalados. Foram feitos ainda serviços de capina manual e retirada de areia do entorno dos antigos contêineres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *