Triagem do projeto “Meu Querido Olhar” terá início esta semana

O cuidado com a saúde ocular é o objetivo do projeto “Meu Querido Olhar”, iniciativa apoiada pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS).

Ainda esta semana, alunos de dez escolascomunitárias do bairro Cidade Operária realizarão testes da acuidade visual nas próprias unidades de ensino para identificar algum tipo de problema na visão que prejudica o rendimento escolar.

Os professores das escolas receberam treinamento e estão realizando os testes, o projeto Meu Querido Olhar que vai beneficiar, nesta primeira etapa 600 alunos com idades entre 4 e 15 anos, que vão fazer consultas gratuitas e ganhar os óculos. Depois desta triagem os alunos que apresentarem alguma dificuldade, vão ser encaminhados para consultas com oftalmologistas que serão realizadas na próxima fase do projeto.

Os exames podem detectar, por exemplo, miopia ou astigmatismo e durante as consultas os médicos podem identificar problemas como o tracoma, tipo de parasita que se aloja no olho e pode causar cegueira se não for diagnosticado da forma correta.

A ação contemplará as seguintes escolas comunitárias: Instituto Maranhense Educandário Betesda, Instituto Santa Luzia, Instituto Educacional e Assistencial Nossa Senhora Aparecida, Escola Luz e Vida, Instituto São Jerônimo/Escola Comunitária Nice, Centro Educacional Comunitário Educar, Escola Madalena Silveira, Escola Educacional Assistencial Aliança, Escola Educando, Instituto Educacional Maanaim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *