Assembleia e Câmara retomam atividades com bastidores políticos em efervescência

A Assembleia Legislativa do Maranhão e a Câmara Municipal de São Luís retomam, na segunda-feira (05), suas atividades.

E a expectativa é de que os bastidores políticos nas duas Casas entrem em efervescência devido a alguns temas que ainda precisam de resolução e, logicamente, devido a proximidade do pleito de outubro.

Na AL, que vem sendo muito bem conduzida pelo presidente Othelino Neto (PC do B), a eleição para o cargo de 4º vice-presidente irá movimentar as primeiras semanas.

A vacância ocorreu com a aprovação, no ano passado, de um projeto de resolução administrativa, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), que alterou as regras para substituição de cargos na Mesa Diretora.

São apontados como postulantes ao cargo os deputados Levi Pontes (PC do B), Paulo Neto (PSDC) e Cabo Campos (DEM).

No que se refere a eleição do segundo semestre, quatro parlamentares – Andréa Murad (MDB), Bira do Pindaré (PSB), Edilázio Júnior (PV) e Josemar de Maranhãozinho (PR) – já deixaram claro que pretendem disputar um mandato na Câmara Federal.

Este número pode subir, caso Eduardo Braide (PMN) desista do seu projeto de enfrentar o governador Flávio Dino (PC do B) nas urnas.

Na Câmara de São Luís, conforme o editor do blog já revelou, pelo menos nove vereadores, de um total de 31, pretendem entrar na corrida objetivando carimbar uma vaga de deputado estadual ou de deputado federal.

Há ainda o vereador Marquinhos (DEM), que garante lançar, em março, sua pré-candidatura ao Senado.

Porém, um outro tema deverá agitar consideravelmente a Casa neste início de ano.

Trata-se da eleição para nova Mesa Diretora, biênio 2019/2020, prevista para acontecer em abril.

Tramita na Casa, com previsão para ser votado após o período carnavalesco, projeto de resolução, de autoria do próprio Marquinhos, que visa alterar o regimento interno e, desta forma, permitir a reeleição de membros da atual Mesa Diretora.

O dispositivo, caso seja aprovado, beneficia diretamente o atual presidente Astro de Ogum (PR), que vem realizando uma administração consistente e elogiável.

No entanto, os vereadores Osmar Filho (PDT), Honorato Fernandes (PT) e Chico Carvalho (PSL) se movimentam no sentido de tentar fortalecer seus grupos visando viabilizar possíveis candidaturas ao comando da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *