Edição especial do ‘Todos por São Luís’ marca lançamento do Outubro Rosa

A Prefeitura de São Luís realiza, neste sábado (7) edição especial do programa ‘Todos por São Luís’ alusivo ao Outubro Rosa. O evento marca o lançamento da programação da campanha executada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As atividades serão desenvolvidas no Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, e nos espaços em frente à unidade, das 8h às 16h, onde serão ofertadas dezenas de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, mote do Outubro Rosa.

A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do programa ‘Todos por São Luís’, destaca a importância do engajamento da Prefeitura na campanha Outubro Rosa.

“Todos os anos, desde o início da gestão do prefeito Edivaldo, nós ampliamos os serviços destinados à mulher. E em outubro, reforçamos estas ações dentro de uma programação voltada à campanha Outubro Rosa. Este ano estaremos novamente no Hospital da Mulher com várias ações, oficinas, atividades sendo oferecidas para as mulheres em especial, principalmente na área da saúde”, destacou a primeira-dama.

As ações realizadas pelo Outubro Rosa em São Luís visam intensificar o atendimento de prevenção ao câncer de mama. Pretendem ainda promover o debate e a reflexão sobre a necessidade dos cuidados precoces para evitar a doença, que é uma das principais causas de morte por câncer em mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“É muito importante trazermos à tona esse assunto, para que as informações a respeito do câncer de mama cheguem de forma maciça à população. Sabemos que a prevenção é fator crucial e que se a doença for detectada na fase inicial as chances de cura passam dos 95%. Por isso, nossas ações pelo Outubro Rosa aliam momentos de discussões e reflexão com atendimentos de saúde preventiva na área”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Entre as ações programadas pelo ‘Todos por São Luís’, estão a presença da Carreta da Mamografia para a realização deste que é o mais importante exame diagnóstico do câncer de mama; a Carreta da Mulher, para coleta de exames preventivos ginecológicos; além de consultas especializadas de mastologia, ginecologia e enfermagem.

No local, a população poderá realizar também aferição de pressão arterial e avaliação nutricional. A ação tem a parceria da Secretaria de Estado da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *