Roberto Rocha já está filiado ao PSDB e ato em São Luís será apenas pró-forma

O senador Roberto Rocha pretende realizar nas próximas semanas ato político em São Luís para comemorar seu retorno ao PSDB, partido pelo qual trabalha para disputar o governo do estado, em 2018.

No entanto, a festa, que deverá contar com as presenças de caciques tucanos, dentre eles o governador de São Paulo e pré-candidato a Presidência da República, Geraldo Alckmin, será apenas pró-forma.

Ocorre que o ex-socialista já se filiou aos quadros da legenda no estado, situação que aconteceu  na última quarta-feira (13), em Brasília. O comunicado informando sobre a filiação de Rocha foi enviado ontem ao Diretório Estadual do partido.

Ainda na noite de quarta, o presidente nacional da sigla, o senador cearense Tasso Jereissati, postou nas suas redes sociais texto confirmando a filiação do maranhense (veja abaixo).

Repúdio – Em conversa com o editor do blog (reveja), o vice-governador e presidente do PSDB no estado, Carlos Brandão, manifestou repúdio à chegada do senador e garantiu que pretende convencer a Executiva Nacional a mudar de ideia .

Entidades representativas do tucanato maranhense também emitiram, nesta sexta-feira (15), notas demonstrando seus descontentamentos com o retorno de Roberto Rocha ao ninho tucano.

INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA NO MARANHÃO

NOTA À IMPRENSA

Diante da decisão da executiva nacional do PSDB, referendando a filiação do senador Roberto Rocha ao partido, o Instituto Teotônio Vilela – MA deixa clara sua posição de descontentamento com o posicionamento adotado.

O Instituto considera que a forma como o processo vem sendo dirigido, a ponto da filiação sequer ter sido colocada antecipadamente aos membros do diretório estadual, desconsidera a autonomia e o trabalho realizado pelo partido no estado.

Assim, o Instituto reitera seu apoio incondicional ao diretório estadual do partido e às decisões que sejam tomadas por seus membros, sobretudo aquelas que dizem respeito às disputas presidenciais de 2018, deixando claro o seu compromisso à candidatura própria pelo PSDB à vaga da presidência da República.

José de Ribamar Soares

Presidente do Instituto Teotônio Vilela no Maranhão

JUVENTUDE DO PSDB NO MARANHÃO

NOTA À IMPRENSA

A Juventude do PSDB maranhense, diante da posição da executiva nacional de autorizar a filiação do senador Roberto Rocha ao partido, esclarece que:

– Assim como o diretório estadual, considera legítima a filiação de qualquer novo membro. No entanto, defende que esta inserção se dê sempre de forma democrática e com conhecimento prévio dos membros da legenda, como é normal em qualquer instituição;

– Defende ainda que todo e qualquer novo filiado deve alinhar seus projetos pessoais levando em conta os caminhos direcionados pela executiva estadual, que sempre toma suas decisões de forma plena e democrática; como, por exemplo, o apoio incondicional a uma candidatura própria do partido à presidência do país;

Por fim, pela forma como o processo de filiação do senador foi conduzido, sem uma consulta prévia à direção estadual do partido, a JPSDB no Maranhão expressa seu descontentamento, ao mesmo tempo em que espera que tudo seja resolvido da melhor forma possível, considerando sempre o melhor para o partido, observada a realidade da política local.

Nunes Júnior

Presidente da JPSDB no Maranhão

PSDB MULHER NO MARANHÃO

NOTA À IMPRENSA

A representação das mulheres tucanas no Maranhão, por meio de sua presidência no estado, deixa claro a sua insatisfação quanto a forma que o senador Roberto Rocha filiou-se ao partido. A saber:

– O processo de filiação do senador não foi discutido internamente, entre os membros estaduais do partido. Consideramos que a entrada de um senador para o nosso quadro seja de total interesse para a sigla, mas é justo e necessário que estejamos cientes das implicações dessa iniciativa;

– Estamos alinhadas com os interesses coletivos da executiva estadual maranhense e assim permaneceremos. O diálogo é sempre a melhor forma de se definir importantes decisões para o partido pelo qual lutamos e fazemos parte;

– O PSDB Mulher no Maranhão não se identifica com as ideias expostas pelo senador Roberto Rocha a respeito de sua filiação, com base no que vem sido divulgado na imprensa local e nacional. Filiar-se é um ato louvável. Tornar uma filiação como forma de conduzir intenções individuais, não;

– Desta forma, nos solidarizamos incondicionalmente com todas as implicações e decisões que serão tomadas pela executiva estadual do partido, de forma coletiva e representativa, tanto em nível estadual quanto em nível nacional, com o apoio público à candidatura própria de um nome para a presidência da República, em 2018, pelo PSDB.

Pryscilla Moraes

Presidente do PSDB Mulher no Maranhão

2 pensou em “Roberto Rocha já está filiado ao PSDB e ato em São Luís será apenas pró-forma

  1. Prezado jornalista.
    A informação não procede. O que houve foi um convite para que o senador ingresse no PSDB. Não houve qualquer ato de filiação, até o momento. O senador está em conversas com as lideranças do partido no Estado, acerca do convite que lhe foi feito pelo presidente nacional, senador Tasso Jereissati.

    Daniel Mendes
    Assessor de Comunicação do senador RR

  2. Pingback: Assessor afirma que Roberto Rocha ainda não se filiou ao PSDB - Blog do Gláucio Ericeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *