Projeto cria serviço de Capelania na Guarda Municipal de São Luís

O vereador Pavão Filho (PDT) apresentou na Câmara Municipal de São Luís projeto de lei que cria o serviço voluntário de Capelania na Guarda Municipal da capital.

De acordo com a proposta, o serviço será prestado por capelães devidamente preparados para dar assistência espiritual, emocional e social aos Guardas Municipais, servidores que prestam serviços na corporação e seus familiares.

“É importante ressaltar, que a Constituição Federal de 1988 prevê em seu art. 5º, inciso VII que “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. O capelão é um ministro do evangelho autorizado a levar a Palavra de Deus, prestar assistência religiosa e espiritual, servido também como combatente dos problemas nas mais diversas áreas do conflito humano, sendo de fundamental importância no meio da corporação para o bom desempenho do trabalho dos Guardas Municipais, pois contribui para formação moral, ética e social dos seus integrantes, reprimindo à depressão, conflitos familiares e outros. Enfatizamos, ainda, que os Guardas Municipais exercem função hierarquizadas, que demanda profundo estresse, além de estarem sempre à disposição do efetivo e de vários outros trabalhos que realizam onde muitas das vezes impedem participação em cultos, missas e outras reuniões religiosas, em virtude da escala de trabalho”, afirmou Pavão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *