Alunos da rede municipal de São Luís participam do 40º Festival Guarnicê de Cinema

Estudantes do Ensino Infantil e Fundamental da rede municipal participam, desde segunda-feira (5), do 40º Festival Guarnicê de Cinema.

A presença na atividade tem como objetivo contribuir com a difusão de ações produzidas no campo da arte audiovisual e assegurar o acesso à cultura para as crianças e adolescentes de São Luís. O evento é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE), e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, diz que a parceria segue a orientação do prefeito Edivaldo, de promover o regime de colaboração entre as diversas instâncias do poder público e de propiciar novas experiências para os estudantes. “A cultura é algo que se apreende desde pequeno. Queremos valorizar o brincar, as práticas artísticas e a diversidade cultural na educação municipal”, disse o secretário.

Nesta segunda-feira (5), foi exibido o filme “As aventuras do Chauá”, produzidas por estudantes da escola municipal Santo Antônio do Norte; “No caminho da escola” e “Nada, nadador” dos estudantes do Projeto Animação, e “Eita Boi”, Marcos Ronilson do Nascimento e Benedito Cassiano Carneiro Neto.

O criador da animação “Eita boi”, Benedito Cassiano, 15 anos, esteve presente no Teatro da Cidade e conversou com as crianças sobre o seu sonho de ser um grande desenhista. “Comecei a desenhar aos 3 anos de idade e sempre gostei de colocar no papel o que eu via na televisão. Meu sonho desde menino foi de aprender cada vez mais sobre desenhos e animação, os vídeos na internet me ensinam bastante. Hoje já produzo e tenho um canal no YouTube chamado Pizza Congelada com todos os meus trabalhos. Amo o que faço e incentivo a todos, pois qualquer pessoa pode fazer”, destacou o garoto.
Geovane Guimarães Ribeiro, 6 anos, estudante da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Piancó, zona rural, disse que nunca havia assistido animações, mas que gostou delas. “Os desenhos são muito divertidos, as músicas também achei legal”, contou.

Estudante da U.E.B. Castelinho, também da zona rural, Carla Sueli, 5 anos, contou que adora desenhar e que começará a produzir suas animações em casa. A menina não conseguia esconder a euforia com o passeio “Amo

O Festival Guarnicê de Cinema é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/PROEXCE), conta com patrocínio do Grupo Mateus, Governo do Maranhão/Sectur, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e Banco do Nordeste, e é apoiado pela Prefeitura de São Luís, Fundação Sousândrade, Assembleia Legislativa, Rádio Universidade FM e TV UFMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *