Eleições 2018: A guerra das pesquisas de intenção de voto no Maranhão

Duas pesquisas de intenção de voto, divulgadas ontem, movimentaram os bastidores políticos e a disputa pelo governo do estado em 2018.

A primeira foi realizada pelo Instituto Escutec e foi contratada pelo grupo Sarney, via Rádio Difusora AM, de propriedade da família Lobão. A segunda foi executada por um tal Instituto Data Ilha e sua contratação seu deu por agentes ligados ao grupo do governador Flávio Dino (PC do B).

Ambas, como não poderia ser diferente, colocam a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) e o comunista em posições de destaque e como vencedores do pleito.

Na Escutec, Roseana, em todos os cenários, vence Flávio Dino. No estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, a peemedebista aparece com 36,9% das intenções de voto contra 33% do comunista.

Na espontânea, quando não são apresentados nomes, a ex-governadora pontuou com 14,9% contra 13,3% de Dino.

Em um eventual segundo turno entre Roseana e o governador, a peemedebista, segundo a Escutec, venceria com 39,4% das intenções de voto contra 36% do comunista.

O senador Roberto Rocha (PSB) e a ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), pontuaram com 9,1% e 5% na estimulada, respectivamente, e com 3,2% e 0,8% na espontânea. Nesta última também foram citados o senador João Alberto (2,3%); o deputado estadual Eduardo Braide (1,9%); e o prefeito Luis Fernando Silva (0,4%).

Já no levantamento feito pelo Data Ilha, Flávio Dino venceria a disputa ainda no primeiro turno. O comunista teria 52,47% dos votos contra 30,51% de Roseana.

Na espontânea, Dino aparece com 40% da preferência do eleitorado contra 20% dados a ex-governadora.

Outros nomes não foram incluídos ou não tiveram seus percentuais divulgados.

Senado – A Escutec também mediu a preferência do eleitor sobre a corrida pelas duas vagas ao Senador.

O deputado federal e ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), aparece em primeiro lugar com 27,9%; seguido pelo senador Edison Lobão (PMDB), com 21,4%; e pelo deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), com 20,8%.

O deputado federal Weverton Rocha (PDT), pré-candidato ao Senado pelo grupo do governador Flávio Dino, aparece em quarto e quinto lugar nos dois cenários propostos pela pesquisa.

Presidência – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o preferido do eleitorado maranhense, segundo a Escutec, para voltar a governar o Brasil. Na pergunta espontânea, ele foi citado por 37,7% dos entrevistados, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC – RJ), que pontuou com 6,8%.

A Escutec ouviu 2020 eleitores entre os dias 05 e 09 deste mês em 60 municípios. Já a Data Ilha entrevistou 2104 pessoas em 37 cidades maranhenses.

17 pensou em “Eleições 2018: A guerra das pesquisas de intenção de voto no Maranhão

  1. Pingback: Instituto que aponta vitória de Flávio Dino no primeiro turno possui endereço fantasma - Blog do Gláucio Ericeira

  2. Pingback: Rápidos esclarecimentos ao Data Ilha - Blog do Gláucio Ericeira

  3. Pingback: Eleições 2018: Os movimentos de Roseana Sarney - Blog do Gláucio Ericeira

  4. Sarney e família espero que nunca mais no Maranhão. Sarney foi o pior Presidente da Republica, segundo pesquisas oficiais, perdendo para Color e Dilma e até hoje é vexame nacional.
    Roseana deixou o Maranhão com os piores índices do Brasil.
    Portanto, Roseana já deu o que tinha que dar, muito abaixo do esperado. Tá só ressentida a família porque perdeu a hegemonia no Maranhão. O Maranhão acordou, não adianta encomendar pesquisas mal intencionadas.

    • amigo acho que vc esta muito por fora da realidade politica no Maranhao a ex governadora trabalhou muito bem pelo nosso Estado aponto de deixa pra mais de 400.oooooo nos cofre publicos , enquanto nos outros Estados da federaçao estavam pedendo sos eo maranaho com os servidores em dia , como prova disso o seu comunista realizou varios concurso publico como tu mesmo fala Roseana ja deu e dara muito mais trabalho pro maranhao
      pois serà a proxima governadora pela 5 vez pois eu voto nela

  5. Pingback: O escândalo do “gaiolão” e a nova pesquisa Data Ilha - Blog do Gláucio Ericeira

  6. para mim so mudam-se as moscas pq a merda e a mesma, tem que acabar e este sistema , esta politica apodrecida que so servem para roubar o povo brasileiro sistema so de larapio.

  7. para mim so mudam-se as moscas pq a merda e a mesma, tem que acabar e este sistema , esta politica apodrecida que so servem para roubar o povo brasileiro sistema, so de larapio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *