Prefeitura e Sebrae firmam parceria para potencializar produção agrícola no município

A Prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), celebraram nesta sexta-feira (28), Convênio de Cooperação Técnica com objetivo de desenvolver ações para aprimoramento técnico, empreendedorismo e potencialização comercial da produção agrícola proveniente da zona rural do município. A parceria institucional será desenvolvida por meio de consultoria e ações efetivas na parte de gestão, capacitação e comércio de produtos alimentícios.

O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Edivaldo, o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Edilson Baldez, em solenidade no Palácio La Ravardière com participação do vice-prefeito, Julio Pinheiro, secretários municipais, corpo técnico da entidade de desenvolvimento e imprensa.

“Neste momento em que enfrentamos uma crise sem precedentes, penalizando enormemente governos municipais, a realização de parceria é muito importante. O Sebrae-MA tem sido um grande parceiro ao longo da nossa gestão. Desta vez, estamos fortalecendo o pequeno produtor da zona rural do município e o segmento da agricultura familiar”, comemorou o prefeito Edivaldo.

Edivaldo destacou ainda as milhares de toneladas de alimentos que a Prefeitura tem distribuído por meio de programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) que garantem a compra da produção da zona rural. No ano passado, o prefeito Edivaldo foi agraciado pelo Sebrae com o prêmio de Prefeito Empreendedor, na Categoria Pequenos Negócios Rurais, por projeto de desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de São Luís.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MA, Edilson Baldez, disse acreditar na produção como forte elemento para redimir os efeitos do momento delicado que o país atravessa. Baldez afirmou ainda que entende estas iniciativas como primordial para conter o processo de importação de alimentos. Ele destacou o esforço que o prefeito Edivaldo tem feito para consolidar o trabalho de melhoria da qualidade e volume da produção agrícola no município para que este se aproxime da autossuficiência.

“Estamos assinando mais um compromisso com a Prefeitura de São Luís. É um prazer consolidar mais uma parceria. Isso tem sido uma rotina no relacionamento institucional entre o Sebrae e a gestão municipal. Desta vez, nosso convênio está exatamente voltado para a produção agrícola. Nós deveremos participar com nossa expertise em empreendedorismo e gestão na formação profissional das pessoas envolvidas neste projeto”, disse Edilson Baldez.

As capacitações oferecidas ao produtor familiar e pequeno produtor serão na área de atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos, manejo sustentável de resíduos sólidos entre outros serviços.

A partir da parceria, o Sebrae-MA e Prefeitura de São Luís poderão trabalhar com rodadas de negócios onde o município, através de programas de compras governamentais, como PAA e PNAE e o Sebrae-MA pretendem elevar exponencialmente a aquisição de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *