O governador Carlos Brandão (PSB) nomeou o advogado José Evaldo Ribeiro Filho, natural do Ceará, para o cargo de secretário adjunto de Representação Institucional no Distrito Federal.
A nomeação, publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, foi uma indicação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Washington Oliveira, que foi vice-governador na gestão Roseana Sarney (MDB), hoje deputada federal.
A função era exercida pela advogada Patrícia Maruska Campos da Silva, que teve sua exoneração divulgada na mesma edição do DOE.
Ela é esposa do advogado Tarcísio Almeida Araújo, empossado recentemente no cargo de membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), na categoria jurista, através de uma articulação feita pela senadora Ana Paula Lobato (PSB) e por seu marido, o deputado estadual Othelino Neto (PC do B), que comandou a Rebras, a deixando para retomar o mandato na Assembleia Legislativa e assumir posição independente em relação ao governo Brandão.
A ida de José Evaldo para pasta é um indicativo claro de que Washington Oliveira negocia a antecipação da sua aposentaria – a mesma se efetivará em dezembro – objetivando deixar a Corte de Contas, em breve, para assumir a própria titularidade da Secretaria de Estado de Representação Institucional.
A manobra abriria vaga para uma nova indicação da Assembleia Legislativa, que obrigatoriamente tem que ter a chancela do chefe do Palácio dos Leões.
Petista histórico, Oliveira pretende retornar novamente ao campo político/partidário e aproveitar a influência que detém junto ao PT para engajar-se, de início, no pleito municipal deste ano.
Já demonstraram interesse na vaga de conselheiro do Tribunal os deputados estaduais Glalbert Cutrim (PDT), Andréa Resende (PSB), Eric Costa (PSD), Zé Inácio (PT), além do próprio Othelino.