Empresa pertencente a alvo do Gaeco é contratada por titular da SMTT para prestar assessoramento contábil

O engenheiro civil Diego Rafael Rodrigues Pereira, titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), contratou, sem a realização de processo licitatório, a empresa Dias Assessoria Contábil e Serviços Ltda para prestar ao órgão que ele comanda serviços técnicos especializados de assessoramento, execução e supervisão contábil de recursos do Fundo Especial Municipal de Transportes (FEMT).

O contrato, na modalidade inexigibilidade, é da ordem de R$ 120 mil e possui vigência de 12 meses.

Com sede na Avenida Tiradentes, no município de Rosário, distante 68 km da capital maranhense, a Dias Assessoria possui como sócio administrador Darlan Bruno Dias Marinho, filho do ex-vereador rosariense, Sandro Marinho.

Darlan, o pai e os irmãos do ex-parlamentar, quais sejam Cinthia Rejane Dias Marinho, Ronald Cesar Dias Marinho e Candido Bispo Marinho Júnior, foram alvos da Operação Cooperare, realizada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Civil do Maranhão.

Eles foram apontados, em 2016, de integrarem o que foi classificado, à época, de “Família do Crime” – reveja.

Os cinco eram sócios da Cooperativa Maranhense de Trabalho e Prestação de Serviços (COOPMAR), investigada pelo desvio de R$ 230 milhões dos cofres públicos de dezessete prefeituras maranhenses.

Segundo as investigações, as prefeituras contratavam a COOPMAR, que não tinha estrutura de cooperativa com divisão de lucros, mas sim de uma empresa comum. O esquema era montado para que pudessem participar apenas cooperativas e por ser uma cooperativa de fachada era a única empresa a vencer os processos de licitação.

Um pequeno grupo da cooperativa se beneficiava com os recursos milionários por meio de suas empresas, enquanto a maioria dos trabalhadores recebia um salário mínimo mensal.

Foram revelados indícios de montagem de licitação, além de pratica de subdimensionamento de valor a ser pago por profissional com a intenção de afastar os interessados e direcionar o objeto da contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *