Penha confirma paralisação de escolas e alunos fora da sala de aula em São Luís

Vereador do PDT, ao falar sobre política, tratou do lançamento da pré-candidatura a prefeito de Fábio Câmara durante evento que será realizado na Assembleia Legislativa no dia 10 de maio.

O vereador e presidente do diretório municipal do PDT em São Luís, Raimundo Penha, confirmou na noite de ontem, durante entrevista ao Programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, o não reinicio do ano letivo, até o momento, em várias escolas da rede municipal de ensino da capital maranhense, o que, de acordo com informações do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de São Luís (SindEducação), está prejudicando cerca de 11 mil alunos, que permanecem fora da sala de aula.

O parlamentar também tratou de ações importantes do seu segundo mandato e sobre o lançamento, no dia 10 de maio, da pré-candidatura a prefeito do ex-vereador Fábio Câmara representando o partido de Brizola e Jackson Lago.

Permanentemente presente nas comunidades, Penha afirmou que continua vistoriando unidades de ensino e, com base nas visitas in loco, constatou que várias escolas da rede municipal estão com as atividades suspensas devido a execução de serviços de reforma, por exemplo.

Explicou que recebeu, por parte da Secretaria Municipal de Educação, informação de que em algumas destas unidades o ano letivo está sendo tocado de maneira online, o que não é o ideal uma vez que a maioria dos estudantes, em especial os que residem em bairros periféricos, não possuem Internet de qualidade e, nem tão pouco, celular ou computador.

Disse que, com base em suas vistorias, confirmou que na maioria das escolas os alunos não foram remanejados para outras instituições de ensino.

Sobre o dado do SindEducação de que pelo menos 22 escolas permanecem com as atividades paralisadas, disse acreditar que este número é maior.

“Somente eu estou acompanhando, neste momento, os casos das UEBs José Rosa, no São Bernardo, Maria Aninha, no Bequimão e Mário Andreazza, que estão paralisadas e os alunos sem aula. São Luís já teve, na atual gestão, três secretários de Educação e, na administração de todos, sempre estive atento mantendo o diálogo e vistoriando unidades de ensino”, comentou.

“Quando você chega na Secretaria a sensação, com base no que lhe é dito, é que está tendo uma revolução na educação de São Luís. E não é isto que está acontecendo”, completou.

Sobre a convocação da atual titular da Semed, Caroline Salgado, para se fazer presente na Câmara Municipal na terça-feira, dia 30, às 9h, e explicar os motivos do não reinicio do ano letivo, informou que mantém boa relação com a auxiliar do prefeito Eduardo Braide (PSD) e que o objetivo é dar uma satisfação concreta à sociedade.

“Nós já estamos em abril. É inadmissível que milhares de alunos, até agora, permaneçam fora das salas de aula. A convocação não tem caráter de constranger. O que queremos é dialogar com a secretária; fazer perguntas; e esperamos que ela nos dê as respostas necessárias”.

Penha confirmou o lançamento da pré-candidatura a prefeito de São Luís do ex-vereador Fábio Câmara, que acontecerá no dia 10 de maio, a partir das 15h, no auditório Fernando Falcão, na Alema.

Na oportunidade, serão promovidas as convenções estadual e municipal do PDT.

O pedetista disse que Câmara tem muito a contribuir com o debate sobre melhorias para São Luís, uma vez que é de origem humilde e conhece verdadeiramente os problemas daqueles que residem na periferia.

Afirmou que o seu partido montou uma nominata muito boa para o pleito proporcional e tem como meta eleger pelo menos dois representantes para o Palácio Pedro Neiva de Santana.

Abaixo, assista o bate papo a partir do segundo bloco:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *