PGJ diz que irá apurar denúncia de extorsão feita por vereador contra promotor de Justiça

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e a corregedora-geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Maria Pacheco de Carvalho, emitiram nota, nesta tarde, informando que adotarão providências cabíveis para apurar denúncia formulada pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), contra o promotor de Justiça Zanony Passos Silva Filho.

“O Ministério Público do Maranhão informa que o Procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, e a Corregedora-Geral do Ministério Público do Maranhão, Themis Maria Pacheco de Carvalho, já tomaram ciência do fato ocorrido na Câmara Municipal e estão tomando as providências cabíveis”, diz o comunicado.

Pela manhã, em discurso na Casa, Paulo Victor afirmou ter sido vítima de extorsão por parte de Zanony.

O parlamentar apresentou prints de conversas com o representante do Parquet nas quais o promotor aparece cobrando cargos na estrutura administrativa da CMSL e o pagamento de salários de pessoas indicadas por ele e que foram nomeadas no Palácio Pedro Neiva de Santana.

Este material, vale destacar, foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Maranhão com um pedido, feito pela defesa de PV, de trancamento de procedimento investigatório criminal e revogação de medidas cautelares (veja Aqui).

O vereador também ingressará contra o promotor no Conselho Nacional do Ministério Público.

Paulo Victor, em seu discurso, disse que Zanony o estava pressionando para obter mais cargos na Casa e, desta forma, evitar que uma nova operação sobre suposto desvio de recursos de emendas parlamentares fosse deflagrada pelo MP, tendo como alvo vários vereadores.

O promotor negou a denúncia de extorsão e disse estar sendo vítima de uma maldade.

No entanto, admitiu que pediu emprego para um primo seu na Câmara, o que, de acordo com ele, não caracteriza ato de improbidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *