Modernização e conectividade nos terminais maranhenses

O Maranhão dá um passo significativo rumo a uma era de conectividade avançada com a inauguração das torres de rede móvel nos Terminais da Ponta da Espera e Cujupe, pontos estratégicos de acesso à capital por meio de ferryboats. Essa conquista é fruto da colaboração entre o governo do estado, através da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Governo Federal, via Ministério das Comunicações e a iniciativa privada, com investimentos da TIM.

A empresa está implementando infraestrutura de rede móvel em ambos os terminais, aprimorando assim a conectividade dos passageiros que utilizam essas vias aquáticas. Essa parceria vai beneficiar mais de 1,8 milhão de passageiros que passam pelos terminais anualmente, transformando a experiência de quem utiliza os serviços de ferry-boat.
A inauguração das duas torres instaladas vai contar com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, do presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins e de representantes da TIM. No Terminal do Cujupe, em Alcântara, a operadora ativará a cobertura 4G, com a promessa de disponibilizar em breve a tecnologia 5G.

Ambos os terminais, sob a administração do Governo do Maranhão por meio da Emap, têm sido alvo de investimentos contínuos, incluindo a duplicação de rampas e passarelas, assim como a restauração dos taludes.

A nova infraestrutura de conectividade não apenas beneficiará os usuários do sistema que cruzam a Baía de São Marcos diariamente, mas também proporcionará uma experiência digital aprimorada durante as travessias, serviço que já está em fase de teste.

Inclusão Digital em Destaque – Além da inauguração das torres 4G e 5G, o Ministério das Comunicações, durante o evento, realizará a doação de 30 computadores que serão instalados, para acesso gratuito dos usuários, em três Pontos de Inclusão Digital (PIDs) no Maranhão: terminais da Ponta da Espera em São Luís, do Cujupe em Alcântara, e futuramente na Praia Grande, também na capital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *