Aeroporto de São Luís reaproveita 3 mil litros de água por dia com estrutura de reuso

A gestão da água tem sido uma das principais preocupações do Aeroporto Internacional de São Luís, administrado pela CCR Aeroportos.

Visando o reaproveitamento da água utilizada nos testes diários dos caminhões contra incêndio, o aeroporto possui um sistema, composto por uma caixa de concreto, para onde são direcionados todos os jatos de água que saem dos veículos.

Em média, 3 mil litros são poupados a cada teste, volume que daria para abastecer 6 famílias de até 4 pessoas por dia.

A caixa para onde são direcionados os jatos d’água disparados pelos caminhões contra incêndio é interligada a um reservatório existente no aeroporto, responsável por escoar todo o volume, evitando o desperdício. Antes de sua construção, todo o volume de água utilizado nos testes da Seção Contra Incêndio (SCI) era descartado ao ar livre, no pátio, e seguia para o sistema de drenagem do aeroporto, ou seja, acabava se perdendo.

“Em tempos de escassez, toda economia e reaproveitamento de água é importante, por isso, temos trabalhado de forma sustentável para evitar desperdício de água nos testes diários realizados com os nossos caminhões de incêndio”, destaca o coordenador do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim. “Com essa estrutura, entramos para o rol dos aeroportos com reuso de água e que utilizam sistemas que contribuem para a redução do consumo do recurso hídrico”, complementa Angelim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *