Troca de comando no 13º Batalhão de Ribamar alimenta dúvidas sobre uso da Polícia

A troca de comando no 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), realizada no último dia 13 de janeiro, aumentou a preocupação sobre uma a investida do ex-prefeito Luis Fernando, atual secretário de Estado de Programas Estratégicos, com objetivo de usar a corporação da polícia politicamente.

Em um anúncio surpreendente, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, delegado Jefferson Portela, comunicou a saída do major PM Alexsandro Jorge Silva, sem explicar o motivo. Em seu lugar, assumiu o tenente-coronel PM Antônio Jorge de Araújo Júnior, que foi titular da Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social – SEMTRANS na gestão do então prefeito Luiz Fernando.

O uso político ficou mais evidente no último final de semana na cidade balneária, quando o oficial militar foi visto em um evento político e de comemoração ao aniversário de liderança conhecida como Rei do Sofá, que contou com as presenças do secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes; e do Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão. Ou seja, enquanto o município ribamarense clama por segurança, Coronel Araujo faz ‘papel de segurança particular’ de aliados políticos.

Segundo o blog apurou, a troca de comando teria sido um pedido pessoal de Luiz Fernando, coordenador da pré-campanha de Carlos Brandão, ao próprio chefe de estado.

A mudança, entretanto, deixa o cidadão a mercê da violência, mas em contrapartida, garante a proteção particular de políticos aliados com uso da própria segurança pública.

É dessa forma que Brandão quer continuar as ações positivas do governador Flávio Dino? Depois reclama quando sai atrás de Weverton nas pesquisas eleitorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *