Juiz Cristiano Simas assume como membro efetivo do TRE/MA

Em sessão solene realizada por videoconferência na tarde desta terça, 23, o juiz Cristiano Simas de Souza tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o biênio 2021-2023.

O magistrado, que ocupou a vaga aberta em virtude da ascensão de José Gonçalo de Souza Filho ao cargo de desembargador do TJMA, foi empossado no cargo pelo presidente do Regional, desembargador Tyrone Silva.

Logo no início da solenidade, Cristiano Simas prestou o compromisso regimental garantindo o desempenho dos deveres do cargo, cumprindo a constituição e as leis, com justiça e pugnando sempre por seu prestígio e respeitabilidade.

Ao cumprimentar o novo membro, o desembargador Tyrone ratificou a satisfação de receber um magistrado “da maior excelência e qualidade, que honra a magistratura maranhense”. Completou dizendo que Simas, com seu conhecimento, responsabilidade e compromisso, abrilhantará o trabalho da Corte Eleitoral, que é a casa da democracia ao tratar dos direitos políticos e da cidadania.

Em nome dos membros da Corte, a juíza Lavínia Helena Macedo Coelho saudou o empossado, ratificando que ele foi indicado pelo Tribunal de Justiça para somar no Regional, onde terá a nobre missão de auxiliá-los por ser um juiz inteligente, dedicado e experiente, mas, sobretudo, um ser humano virtuoso”.

Agradecendo as palavras, Cristiano Simas se sentiu honrado em tomar assento na Corte Eleitoral, lembrando dos desafios que estão sendo vividos em que a insegurança causada pela pandemia se incorpora aos nefastos efeitos de um país e o poder judiciário se destaca como um poder cada vez mais resolutivo, acessível, econômico e ágil.

“Não tenho dúvida de que esta Corte Eleitoral tem cumprido de forma exemplar suas obrigações, atendendo aos reclames da sociedade de forma firme e transparente. Maior prova desta assertiva é que os desafios oriundos de uma eleição realizada no contexto de uma pandemia foram adequadamente administrados por esta Corte, possibilitando que milhares de eleitores pudessem exercer o sagrado direito ao voto com segurança e liberdade”.

Continuando, disse: “fiquem certos que não haverá um único dia em que deixarei de cumprir e honrar os deveres do cargo. Aqui assumo o compromisso público de exercer com dedicação e esmero a honrosa indicação feita pelos eminentes desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, aos quais, mais uma vez, reitero os mais sinceros agradecimentos pela confiança em mim depositada”, concluiu Simas.

No mesmo dia, após encerrar a sessão plenária de julgamentos, o juiz Cristiano Simas recebeu das mãos do presidente a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, maior honraria da Justiça Eleitoral, concedida a ele durante a sessão de posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *