Prefeitura segue com campanha de vacinação contra H1N1 até junho

Pessoas que integrem o público-alvo desta fase da campanha de vacinação contra a Influenza/H1N1 realizada pela Prefeitura de São Luís e que tenham os primeiros nomes iniciados com as letras J, K e L serão imunizadas nesta terça (26) e quarta-feira (27).

Até o dia 5 de junho, vacinam crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias), adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para evitar aglomeração nos postos, além da adoção do atendimento por ordem alfabética, o prefeito Edivaldo Holanda Junior também determinou atendimento em horário diferenciado, pela manhã ou à tarde, para grupos distintos. A partir do dia 08 de junho começa a vacinação para um novo público-alvo.

Nesta fase da campanha, iniciada em 18 de maio, a imunização contra a Influenza/H1N1 está acontecendo em 43 unidades de saúde espalhadas por toda São Luís. O público abrangido nesta etapa pode se dirigir a unidade mais próxima obedecendo as seguintes determinações: por ordem alfabética, no período da manhã, de 8h ao meio dia, somente crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas serão vacinados.

No turno vespertino, das 13h às 17h, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com outras condições especiais, assim como profissionais de escolas públicas ou privadas poderão procurar um dos postos para se vacinar. A vacinação seguirá exclusivamente para esse público até 5 de junho.

Além das 43 unidades de saúde que estão realizando a imunização de pessoas conforme calendário do Ministério da Saúde e regras da Prefeitura de São Luís, outras quatro escolas da rede pública foram adotadas como postos de vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

A medida é também um incremento para desafogar as unidades de vacinação tradicionais e evitar, portanto, aglomeração de pessoas nestes locais, em razão da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19. Valem para essas unidades extras as mesmas orientações em vigor nas unidades de saúde tradicionais.

Conforme a programação, nesta terça (26) e quarta-feira (27), serão as letras J, K e L; nos dias 28 e 29, as letras M, N e O; nos dias 1º e 2 de junho, as letras P,Q e R; nos dias 3 e 4 de junho, as letras S, T, U e V; e no dia 5 de junho, as letras W, X, Y e Z.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *