Museu da Gastronomia Maranhense encanta turistas e ludovicenses

Os sabores da gastronomia tipicamente maranhenses bem representados em um espaço localizado no coração do Centro Histórico de São Luís. Desde que foi entregue pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na última quinta-feira (13), o Museu da Gastronomia Maranhense, tem atraído centenas de turistas e ludovicenses curiosos sobre as histórias da culinária e dos produtos gastronômicos que fazem parte da cultura local.

Com o equipamento, a proposta do poder público municipal é, além de apresentar aos visitantes a gastronomia maranhense, fortalecer o sentimento de pertencimento na população ludovicense. O equipamento é resultado de parceria com o Ministério do Turismo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizado em um casarão reformado na Rua da Estrela, o museu funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h e já recebeu cerca de 400 pessoas desde a inauguração.

O museu encantou os ludovicenses, que agora têm um local que conta um pouco mais sobre São Luís através da gastronomia. “Geralmente as pessoas quando viajam gostam de saber sobre a gastronomia local e esses produtos expostos falam muito da gente, então esse espaço aqui acaba sendo uma forma das pessoas conhecerem um pouco mais da nossa história. Gostei muito também dessa parte dos festejos populares. A localização do museu também é muito boa, próximo dos principais pontos turísticos da cidade” disse o universitário Anderson Rafael Neres, 23 anos.

No museu, um passeio pelos produtos, pratos típicos, bebidas, utensílios, personagens, festejos e um pouco da história das culturas que influenciaram a gastronomia maranhense. Logo na entrada, uma mesa farta com caranguejo toc toc, arroz de cuxá e pescada. “Contando um pouco da nossa história, a gente tenta proporcionar ao visitante uma experiência positiva e, assim, fazer com que eles possam conhecer e perpetuar as tradições que envolvem a culinária local”, afirmou Bruna Rossana Santos, uma das responsáveis por conduzir os visitantes que chegam ao museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *