Juíza determina que Jornal da Família Sarney conceda direito de resposta a Weverton

Em sentença proferida nesta quarta-feira (12), a juíza Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), determinou que o Jornal O Estado do Maranhão, pertencente à família Sarney, conceda direito de resposta ao deputado federal e candidato ao Senado, Weverton Rocha (PDT).

A publicação deverá ser feita em um prazo máximo de 48 horas. Caso haja descumprimento, o matutino será obrigado a pagar multa diária no valor de R$ 5.320,50.

O candidato pedetista à Câmara Alta ingressou com uma representação contra o Jornal após publicação de uma matéria, na edição do último dia 06, na qual foram prestadas informações inverídicas relatando que Weverton responderia a vários processos no Supremo Tribunal Federal.

Weverton foi inocentado em todas as ações penais que tramitavam contra ele no STF.

A matéria de O Estado, por exemplo, citou erroneamente que o candidato teria contra ele um mandado de segurança,

Ao contrário do que foi publicado, o referido mandado foi impetrado pelo próprio Weverton contra o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

“É induvidoso que a passagem do texto publicado sugere que o Representante responde não a um, mas a vários processos no Supremo Tribunal Federal. O periódico publicado pela Representada, que aduz ter agido no único intuito de bem informar acerca de assunto de interesse público, não teve o cuidado que deveria ter ao levar a conhecimento da população o registro das demais ações constantes da certidão, como fez no que respeita ao processo que tinha interesse em divulgar, permitindo, ao revés, que a informação veiculada não refletisse a similitude com a verdade, a qual chegaria facilmente por meio de simples consulta processual ao sítio eletrônico da Corte Suprema. Nesse passo, tenho que a Representada divulgou informação sabidamente inverídica e, quanto a ela, deve ser concedido o direito de resposta”, afirmou a magistrada em sua decisão.

Clique Aqui e veja a sentença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *