Juiz suspende propaganda eleitoral irregular de Sarney Filho

Deputado que representa o legado de sua família na disputa pelo Senado…

O juiz Clodomir Sebastião Reis, membro da comissão de juízes auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), suspendeu a propaganda eleitoral na TV do deputado federal Sarney Filho (PV), candidato do grupo Sarney ao Senado.

Nesta sexta-feira (21), a campanha do filho do ex-presidente José Sarney já não foi veiculada.

A penalização foi imposta devido ao fato de Zequinha ter mantido no ar vídeo no qual sua irmã, Roseana Sarney (MDB), pede voto para ele ultrapassando 25% do tempo permitido para apoiadores em cada programa ou inserção.

” A candidata, que se apresenta como narradora, dirige toda a fala protagonizando o candidato ao qual a inserção estava destinada. Porém, como candidata, ela não poderia se estender para além do limite de 25% do tempo destinado ao candidato a senador, pois, nesse específico caso, o artigo 54, caput, é expresso. É dizer: para apoiadores e candidatos o limite é esse (25% do tempo destinado ao candidato titular da propaganda)”, afirmou o juiz.

Caso volte a exibir o programa irregular, Sarney Filho será obrigado a pagar multa diária no valor de R$ 50 mil.

“Determino à representada que se abstenha de veicular novamente a inserção irregular (IDS 92517 e 92518), sob pena de multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por cada nova exibição da propaganda aqui impugnada”, despachou o magistrado.

…teve a propaganda na TV suspensa nesta sexta-feira.

Candidata pela quinta vez ao governo do Maranhão, Roseana, ao longo da campanha, escanteou o seu outro candidato à Câmara Alta, qual seja o senador Edison Lobão (MDB), aparecendo no horário eleitoral gratuito pedindo voto somente para seu irmão.

Lobão, inclusive, além de ter sido deixado de lado, ainda virou alvo da artilharia pesada do grupo Sarney, que o atacou através do deputado estadual Alexandre Almeida, candidato do PSDB ao Senado.

Situação idêntica vive os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), candidatos senatoriais apoiados pelo governador Flávio Dino (PC do B).

Liderando as intenções de voto, segundo pesquisa do Instituto Exata divulgada recentemente, Weverton e Eliziane também tornaram-se alvos preferenciais do grupo Sarney e dos seus veículos de comunicação.

A tática, frisa-se, é clara: centrar fogo naqueles que se apresentam nas melhores colocações para beneficiar Zequinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *