CNJ abre processos disciplinares para investigar dois juízes do Maranhão

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça abriu, esta semana, processos administrativos disciplinares (PADs) para investigar cinco magistrados suspeitos de violarem deveres funcionais da carreira.

Dentre eles, dois são do Maranhão.

O primeiro é o juiz Marcelo Testa Baldochi, acusado de interferir nas decisões de colegas juízes e outras irregularidades na condução de ações judiciais.

A Corregedoria Nacional de Justiça avocou (decidiu assumir a apuração do fato por conta própria) ações disciplinares que tramitavam na Corregedoria da Justiça maranhense e instaurou a Reclamação Disciplinar 0006127-56.2015.2.00.0000.
Baldochi já está afastado por causa de outro PAD.

O CNJ, destaca-se, já havia decidido aplicar em Baldochi pena de censura por abuso de poder.

O segundo magistrado é Clesio Coelho Cunha.

De acordo com a Reclamação Disciplinar 0005142-87.2015.2.00.0000, o magistrado é suspeito de favorecer uma empresa em ação de desapropriação movida pelo governo do estado.

Horas após receber o pedido, Cunha teria determinado a liberação de R$ 3 milhões em favor da empresa, segundo o Estado do Maranhão.

A advogada do desembargador atribuiu a acusação a perseguição política que o magistrado vinha sofrendo.

O conselheiro Valdetário Monteiro pediu vista para decidir se concorda ou não com o pedido de afastamento do magistrado enquanto as investigações durarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *