PF prende dois brasileiros em São José de Ribamar acusados de tráfico internacional de pessoas

A Superintendência da Polícia Federal no Maranhão confirmou neste domingo (20), através de nota oficial, que prendeu dois brasileiros, cujos nomes não foram divulgados, acusados de tráfico internacional de pessoas.

Eles foram detidos ontem à noite no cais do município de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, acompanhando um grupo de 25 estrangeiros que estava em uma embarcação (catamarã) que foi obrigada a atracar na cidade do santo padroeiro do Maranhão.

Segundo a PF, os estrangeiros são oriundos da África, possivelmente de cinco nacionalidades: Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde.

 Eles teriam passado mais de um mês à deriva antes de serem descobertos na embarcação.

Os estrangeiros receberam alimentação, assistências médica, psicológica e social.

Eles estão abrigados nas dependências do Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.

 A Polícia Federal afirmou, ainda, que está avaliando a situação jurídica dos africanos no país e a partir de amanhã, segunda-feira (21), iniciará os procedimentos de controle migratório.

 Abaixo, confira a nota.

A Superintendência de Polícia Federal no Maranhão informa que desde ontem (19) vem realizando esforços conjuntos com o Governo do Estado do Maranhão e a Marinha do Brasil, para receber um grupo de 27 pessoas (25 estrangeiros e 2 brasileiros) resgatadas por um barco pesqueiro na costa do estado.

Preliminarmente apurou-se que os estrangeiros são oriundos da África, possivelmente de cinco nacionalidades: Senegal, Nigéria, Guiné, Serra Leoa e Cabo Verde, e desembarcaram no Cais do município de São José de Ribamar na madrugada de domingo (20), onde receberam alimentação, assistências médica, psicológica e social.

A Polícia Federal prendeu em flagrante os dois brasileiros que acompanhavam o grupo e instaurou inquérito policial para apurar possível prática de tráfico internacional de pessoas praticado contra os estrangeiros resgatados.

A PF também avalia a situação jurídica dos mesmos no país e à partir de amanhã, segunda-feira (21), iniciará os procedimentos de controle migratório.

Comunicação Social PF/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *