Vídeo: Após dois meses, Pastor Bel anuncia devolução de dinheiro público gasto no Réveillon de Fortaleza

Exercendo interinamente o cargo de senador da República pelo Maranhão, no lugar do empresário Edinho Lobão (MDB) o pastor evangélico Heber Waldo Silva Costa, mais conhecido no meio político como pastor Bel (PRTB), anunciou nesta tarde, durante sessão plenária, que havia acabado de devolver dinheiro público gasto por ele no Ano Novo, na cidade de Fortaleza.

O caso foi denunciado recentemente pelo Congresso em Foco. De acordo com a publicação, Pastor Bel, no dia 31 de dezembro de 2017 e 1º de janeiro deste ano, gastou na capital do Ceará R$ 1.222,80.

A maior parte da quantia foi investida no pagamento de refeições em restaurantes como o Choppicanha e Chico do Caranguejo.

As despesas com alimentação do senador interino foram ressarcidas pela Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (Ceaps), antes conhecidas como verbas indenizatórias.

O benefício, que tem um valor fixo de R$ 15 mil mensais, pode ser utilizado pelos parlamentares para custear, por exemplo, aluguel, manutenção de escritórios políticos, alimentação, compra de passagens aéreas e combustível, divulgação da atividade parlamentar e contratação de consultorias especializadas.

Todos os gastos, porém, têm de estar atrelados ao exercício do mandato. A regra é clara: a verba não pode ser utilizada para bancar despesas pessoais fora das atividades parlamentares.

No vídeo abaixo, é possível verificar Pastor Bel tentando se justificar e anunciando a devolução dos recursos públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *