Guarda Municipal de São Luís ganha Serviço de Capelania

A Guarda Municipal de São Luís conta, a partir de agora, com uma nova atividade destinada aos membros da corporação.

Trata-se do Serviço Voluntário de Capelania, fruto de projeto de lei apresentado pelo vereador Pavão Filho (PDT), líder do governo municipal na Câmara de São Luís, e que tornou-se lei após sanção.

O Serviço ficará subordinado ao Comando da Guarda e terá um calendário de atividades previamente estabelecido.

Caberá ao comandante da corporação nomear capelães voluntários formados preferencialmente em Teologia, em Instituição reconhecida pelo MEC, com experiência no aconselhamento bíblico.

De acordo com Pavão Filho, a Constituição Federal de 1988 prevê, em seu art. 5º, inciso VII, que é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

O capelão, segundo o parlamentar, é um ministro do evangelho autorizado a levar a Palavra de Deus, prestar assistência religiosa e espiritual, servido também como combatente dos problemas nas mais diversas áreas do conflito humano, sendo de fundamental importância no meio da corporação para o bom desempenho do trabalho dos Guardas Municipais, pois contribui para formação moral, ética e social dos seus integrantes, reprimindo à depressão, conflitos familiares e outros.

“Os Guardas Municipais exercem função hierarquizadas, que demanda profundo estresse, além de estarem sempre à disposição do efetivo e de vários outros trabalhos que realizam onde muitas das vezes impedem participação em cultos, missas e outras reuniões religiosas, em virtude da escala de trabalho. Por conta disso, a implantação do serviço voluntário tornou-se imprescindível”, afirmou Pavão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *