Edivaldo vistoria obras nas Praças Deodoro e do Pantheon

O prefeito Edivaldo e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, realizaram, nesta quinta-feira (7), vistoria às obras do projeto de Requalificação Urbanística das Praças Deodoro, Pantheon e Rua Grande, no Centro da capital maranhense.

Os serviços são executados pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio do programa federal PAC Cidades Históricas. Acompanhados do vice-prefeito Julio Pinheiro; do diretor do PAC, Robson Almeida; e do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, Edivaldo e Kátia Bogéa percorreram o canteiro de obras que têm como objetivo revitalizar um dos principais complexos urbanísticos da capital.

“É uma grande obra que vai promover a reestruturação total desses espaços fundamentais para a vida da cidade e da população, por sua importância histórica e seu valor para o centro comercial local. Em muito breve, a população contará com mais esse espaço transformado, valorizado e amplamente requalificado para a melhoria do passeio público e proporcionar mais beleza e funcionalidade ao Centro de nossa capital”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Segundo a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o projeto vai contemplar a requalificação urbana de todo o complexo Deodoro, que engloba também a Praça do Pantheon, além das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, e a Rua Grande, no trecho entre o Largo do Carmo e Parque Urbano Santos.

“A requalificação da área é uma obra complexa que requer uma grande intervenção urbana para que seja executada. E a Prefeitura de São Luís tem papel fundamental em todo o processo. O Governo Federal entra com o recurso, mas cabe ao município o apoio logístico, o reordenamento do comércio informal e todos os demais processos à viabilidade e execução da obra no local”, observou Kátia Bogéa.

De acordo com ela, o projeto de Requalificação Urbanística no complexo Deodoro contempla a realização de obras de drenagem e de tratamento sanitário, colocação de novos calçamento, mobiliários e iluminação, fiação subterrânea, dutos de passagem de fibra ótica, banheiros públicos, sinalização, acessibilidade total, entre outros serviços. Toda a área está isolada, com grande parte dos trabalhos sendo executada também no período da noite. A meta é entregar o espaço revitalizado no fim de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *