Temer atende pedido de Zé Reinaldo e determina reformulação do Programa Espacial Brasileiro

Acompanhado do deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) e ministros, o presidente da república, Michel Temer (PMDB), visitou, esta semana, o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Após conhecer algumas instalações do CLA, Temer acatou sugestões do deputado e da Aeronáutica para reformular todo Programa Espacial Brasileiro, o mais importante programa para qualquer país, principalmente um continental como Brasil.

“O presidente ainda acatou uma sugestão minha. O programa está diluído em varias comissões temáticas na Câmara dos Deputados, deixando assim de ser prioridade. Sugeri que fizesse uma Comissão Mista (Senado e Câmara) para tratar exclusivamente do tema, isso daria um impulso gigantesco dentro da Casa além de facilitar recursos orçamentários. Isso irá constar no Projeto de Lei que ele irá mandar para a Câmara”, disse Tavares, que preside a Frente Parlamentar Para a Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara.

Ainda de acordo com o parlamentar, que participou do evento com os deputados federais Pedro Fernandes e Junior Marreca, a viagem foi muito proveitosa para o estado do Maranhão que precisa de empregos e inserção no processo de desenvolvimento nacional.

Fizeram parte da delegação que acompanhou o presidente os ministros da Defesa, Raul Jungmann; do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento, Dyogo Oliveira; das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; do Meio Ambiente, Sarney Filho; da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy; do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen; e a advogada-geral da União, Grace Mendonça.

O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um dos mais bem localizados do mundo para o lançamento de foguetes e satélites, devido a sua posição geográfica, próximo à Linha do Equador. Em 34 anos de operação, o CLA já realizou o lançamento de mais de 470 foguetes nacionais e internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *