IFMA reabre inscrições para cursos técnicos a distância

Estão disponíveis 1.207 vagas em 15 cidades para alunos de escolas públicas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) reabriu as inscrições gratuitas para o MedioTec, programa do Ministério da Educação que permite aos estudantes de escolas públicas concluirem o ensino médio devidamente habilitados para ingressar no mercado de trabalho.

As pré-matrículas para os cursos gratuitos on line podem ser feitas até o dia 17 de setembro, através de formulário eletrônico no site do IFMA (www.ifma.edu.br)

Estão disponíveis 1.207 vagas remanescentes das 3.500 ofertadas inicialmente, entre 06 de julho e 18 de agosto. Há vagas para 24 cursos distintos em São Luís, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Cidelândia, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paraibano, Presidente Vargas, São João dos Patos, Timon e Zé Doca.

O estudante precisa ter entre 15 e 19 anos e estar regularmente matriculado em escola pública estadual do Ensino Médio. As vagas serão preenchidas pela ordem de pré-inscrição até atingir o quantitativo de vagas disponíveis, sem realização de provas. Os estudantes devem se inscrever em uma única opção de curso e efetuar corretamente o registro de CPF e demais dados.

O ato de pré-inscrição, entretanto, não garante a vaga, pois a matrícula somente se efetivará após a confirmação, pelo IFMA, mediante a análise dos dados e informações inseridas. A instituição enviará uma mensagem aos pré-inscritos informando a data e local em que os candidatos deverão comparecer para apresentação de documentos, efetivação da matrícula e início do curso.

Os cursos têm carga horária mínima de 800 horas e máxima de 1.200, com previsão de conclusão de um ano e meio a dois anos. Os cursos terão oitenta por cento da carga horária realizada a distância e 20% na forma presencial. O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.