Pesquisas voltam a movimentar disputa pelo Palácio dos Leões

Duas novas pesquisas de intenção de voto para o governo do estado, divulgadas esta semana, voltaram a movimentar o cenário político e a disputa pelo comando do Palácio dos Leões, em 2018.

O primeiro levantamento foi realizado pelo Instituto Perfil e divulgado pelo blog do Luis Pablo. A pesquisa foi realizada nos dez maiores colégios eleitorais do Maranhão e ouviu 1.558 pessoas entre os dias 14 e 16 deste mês.

Nela, o governador Flávio Dino (PC do B), que é pré-candidato a reeleição, aparece à frente da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que ainda não definiu se irá, ou não, concorrer ao pleito — em cinco cidades – Timon, Caxias, Bacabal, Codó e Pinheiro.

Roseana, segundo a pesquisa, vence em São José de Ribamar, Açailândia, Imperatriz e Paço do Lumiar.

Em São Luís, maior colégio eleitoral do estado, a surpresa foi o deputado estadual Eduardo Braide (PMN), que apareceu em primeiro lugar com uma diferença mínima em relação a Dino.

A ex-deputada e ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), apareceu em quarto lugar no levantamento feito nos colégios eleitorais.

O nome do senador Roberto Rocha (ainda no PSB) não apareceu na pesquisa, que tem margem de erro de 4,5% para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%.

Exata – Já nesta sexta-feira (21), números da pesquisa realizada pelo Instituto Exata, cujos dados foram colhidos no fim do mês passado, ganharam publicidade.

O levantamento foi feito somente na cidade de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do estado e onde Dino apareceu perdendo para Roseana, segundo a Perfil.

Flávio Dino, de acordo com o levantamento, tem 61% das intenções de voto, batendo a peemedebista, que obteve 25%. Em seguida, pontuaram Roberto Rocha (11%), Eduardo Braide (4%) e Maura Jorge (3%).

A Exata não divulgou quantas pessoas foram ouvidas; o período exato do levantamento; margem de erro; e o grau de confiabilidade, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *