Prefeitura promove ‘Todos por São Luís Mulher’

Uma programação diversificada com oferta de serviços voltados ao público feminino marcou a realização do ‘Todos por São Luís Mulher’, edição especial do programa promovida pela prefeitura, nesta última sexta-feira, como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, participou do evento, que contou com a parceria do Governo do Estado e apoio da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e Igreja Quadrandular. A ação foi na Praça Deodoro, no Centro da capital.

“A Prefeitura de São Luís já executa diversas políticas públicas destinadas às mulheres e esta é o ‘Todos por São Luís Mulher’, mais uma ação desenvolvida com o objetivo de dar uma atenção toda especial ao público feminino, na semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Preparamos uma programação diferenciada, desenvolvida em plena praça pública, onde o fluxo de pessoas é maior e, assim, atingirmos a expressiva participação de mulheres nos serviços básicos essenciais de saúde, nutrição, embelezamento, entre muitas outros ofertados aqui”, disse Camila Holanda.

A programação do ‘Todos por São Luís Mulher’ iniciou às 8h e aconteceu até às 18h. Diversas tendas foram montadas na praça para ofertar os serviços, como exame preventivo, aferição de pressão, realização teste de glicemia e avaliação antropométrica, aplicação de flúor e vacinação. Orientação sobre DSTs e encaminhamento para consultas médicas com especialistas na área de saúde da mulher também fizeram parte do rol de serviços oferecidos.

As mulheres também puderam realizar oficinas de origami, confecção de bonecas de pano, de agenda, chaveiro, decoração de garrafas, flores com papel crepom e porta toalhas. As atividades foram realizadas pelas secretarias de Segurança com Cidadania (Semusc) e Educação (Semed) e tiveram por objetivo fomentar o empreendedorismo individual e incentivar o reaproveitamento de materiais.

Foi realizado um trabalho de orientação feito por equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), sobre “Limpeza Pública: as responsabilidades de cada cidadão nesse processo”; avaliação e orientação nutricional, além de degustação do suco verde. Também foram ofertados serviços dos Cras e Creas: social e psicossocial, cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientação social e encaminhamento ao Programa Bolsa Família. A Coordenadoria da Mulher esteve no local prestando informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência por meio da Rede Amiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.