Vereadores que pretendem disputar eleições aguardam definição sobre janela partidária

Oito vereadores de São Luís trabalham, neste momento, com a possibilidade de disputar as eleições proporcionais de outubro.

No entanto, pelo menos quatro aguardam uma nova análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo resultado será divulgado ainda este mês, acerca da possibilidade de poder usufruir do dispositivo da janela partidária e mudar, de forma tranquila, de endereço partidário.

A janela partidária aberta em 2015, para alguns especialistas em direito eleitoral, beneficia apenas políticos com cargos eletivos proporcionais e que estão no último ano de mandato. Ou seja, somente deputados estaduais e federais.

Vereadores, que possuem mais três anos na Câmara Ludovicense, caso mudem de legenda, estariam correndo o risco de perder seus mandatos para seus partidos de origem.

Para que a saída ocorra sem traumas, estas siglas teriam que autorizar as desfiliações.

Estão nesta situação os vereadores Marcial Lima (PEN), Dr. Gutemberg (PSDB), Ricardo Diniz (PC do B) e Marquinhos (DEM).

Os três primeiros têm projetos iguais de chegar na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Marquinhos pretende candidatar-se ao Senado Federal.

Marcial e Marquinhos receberam convite para se filiar ao PSL, comandado no estado pelo também vereador Chico Carvalho.

Dr. Gutemberg flerta com o PEN/Patriotas, presidido pelo ex-deputado e atual secretário municipal de Articulação Política de São Luís, Jota Pinto.

Ricardo Diniz pode deixar o ninho comunista e ingressar nas fileiras do Partido Novo.

Até o momento, somente Marquinhos anunciou que a sua saída do DEM ocorrerá de maneira tranquila e sem objeções por parte do comando regional do partido.

Os demais vereadores/pré-candidatos são Honorato Fernandes (PT), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Pavão Filho (PDT) e Osmar Filho (PDT).

Os dois primeiros são pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal, respectivamente, e concorrerão pelas suas siglas de origem.

Já Pavão e Osmar, caso realmente coloquem em prática seus projetos – que estão direcionados para Assembleia — irão fazê-lo pelo próprio PDT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *