Eleições 2018: Segundo turno é uma realidade no Maranhão

O governador Flávio Dino (PC do B) e seus aliados [no campo político e na imprensa] agem com o objetivo de confundir o eleitorado.

A tática ou modos operandi é sempre a mesma: tão logo tomam conhecimento sobre a divulgação do resultado de uma pesquisa de intenção de votos não vinculada ao projeto de reeleição do comunista, antecipam-se e publicizam levantamento no qual Dino aparece com estratosférica vantagem sobre seus adversários.

No último domingo, a situação repetiu-se quando a Exata foi mais uma vez utilizada pelo grupo governista para apontar vitória do governador com 63% da preferência do eleitor.

A pesquisa Exata foi divulgada justamente um dia antes do Instituto Vox Populi apresentar levantamento que mostrou empate técnico entre Dino e a ex-governadora Roseana Sarney – reveja – um cenário bem mais próximo da realidade para qualquer observador do cenário político maranhense ou agente do meio de bom senso.

O sinal amarelo foi aceso e aliados do governador passaram toda a segunda-feira tentando desqualificar a Vox Populi.

Tratam-se das mesmas figuras que, por exemplo, não questionam o fato da Exata ter divulgado um quadro estimulado no qual não aparecem votos em branco/nulos e os tradicionais indecisos que não sabem/ou não responderam.

E que não inseriu no questionário nomes como o de Eduardo Braide (PMN) e Ricardo Murad (PRP) – pelo menos não foram divulgados pela imprensa aliada do Palácio dos Leões.

O fato é que o levantamento que não agradou Flávio Dino e seus próximos externou, tão somente, um quadro político que aponta para um segundo turno no processo sucessório para o governo do estado.

Dino, indiscutivelmente, estará na segunda etapa da batalha eleitoral. Seu oponente mais provável será Roseana.

Porém, não se pode menosprezar o poderio de um Eduardo Braide, que desponta em uma crescente eleitoral chegando a bater o comunista na capital São Luís.

Sobre quem sairá vitorioso…bom, somente as urnas dirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *