Deputado destaca as ações da prefeitura na área da Educação

No mês em que se comemora o Dia do Professor o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC), em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, destacou os avanços positivos obtidos, com muito trabalho, pela Prefeitura de São Luís na área de educação.

Entre esses avanços, o parlamentar relacionou a valorização dos professores que hoje recebem salários acima do piso nacional, garantia dos seus direitos, além de escolas climatizadas e com espaços adequados e apropriados, que asseguram aos docentes para ministrarem as suas aulas e, aos alunos, um ambiente para um ensino de qualidade e melhor aprendizagem. Até o final do ano a meta da prefeitura é entregar mais 120 totalmente reformadas e modernizadas.

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi a que mais beneficiou os professores nos últimos 10 anos na cidade de São Luís. “Somente em sua primeira gestão, entre os anos de 2013 e 2016, os professores tiveram reajuste acumulado da ordem de mais de 39%”, contabilizou o parlamentar ao relembrar que os professores do município já recebem acima do piso nacional da categoria.

As escolas entre outras obras e intervenções estão recebendo melhorias na parte elétrica, com troca de lâmpadas; instalação de ventiladores e climatização geral; restauração hidrossanitária, troca de forro e retelhamento, pintura geral, troca de quadros e colocação de gradeados, além de sala de vídeo/biblioteca, pátio interno e externo, secretaria, sala de professores, refeitório e cozinha.

O deputado petecista enfatizou ainda que o salário inicial pago pela Prefeitura de São Luís para professores da educação básica, com nível médio e carga horária de 40 horas semanais, é de R$ 2.815,77, enquanto que, o valor fixado pelo governo Federal é de R$ 2.298,80, portanto, bem acima do valor estabelecido pela União.

Segundo o parlamentar, a gestão de Edvaldo Holanda Júnior foi a que mais implantou direitos aos professores na história do estatuto do magistério, em São Luís, contabilizando mais de treze mil direitos implantados, quinhentos e vinte aposentadorias.

Entre os direitos garantidos pela Prefeitura de São Luís aos profissionais do magistério estão, as progressões horizontais concedidas por tempo de serviço, progressões verticais para professores que tinham apenas o ensino médio e concluíram o curso superior, gratificações por titulação para professores que concluem especialização, mestrado ou doutorado e gratificações para os que trabalham em local de difícil acesso.

Outra luta destacada da Prefeitura de São Luís é para sanar o déficit histórico de professores da rede municipal de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *