Justiça determina retorno de Perez Paz à Vice-Presidência e ao quadro de Sócios Plenos do Sampaio Corrêa

A Justiça suspendeu a tentativa de afastamento de Perez Paz do Sampaio Corrêa e determinou seu retorno imediato ao cargo de Vice-Presidente do Conselho Diretor, bem como à condição de Sócio Pleno do clube.

A decisão também invalida o ato praticado pelo Conselho Deliberativo e determina a remoção da publicação relacionada ao caso das redes sociais.

“O resultado representa uma importante vitória para a legalidade, a transparência e o respeito às normas que regem a instituição. É também um reconhecimento da importância do diálogo, da responsabilidade e da condução séria dos assuntos que envolvem o futuro do Sampaio Corrêa”, afirmou Perez.

Embora ainda caiba recurso ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a expectativa é que a decisão seja mantida, com base nos fatos apresentados e no direito aplicável ao caso.

Perez Paz reafirma seu compromisso com o clube, sua torcida e sua história, mantendo-se firme na defesa de um Sampaio Corrêa mais transparente, democrático e alinhado aos interesses de sua comunidade.

Fred Campos entrega escola de alto padrão e reforça investimentos na educação pública em Paço do Lumiar

A educação de Paço do Lumiar vive um novo momento. Nesta quinta-feira (11), o prefeito Fred Campos entregou à população a Escola Municipal Profª Rosângela de Jesus Bruzaca Oliveira, na Vila Epitácio Cafeteira, ampliando os investimentos da gestão municipal na melhoria da infraestrutura escolar e na qualidade do ensino oferecido aos estudantes luminenses.

Acompanhado da primeira-dama Maedja Campos, do secretário municipal de Educação, Professor Fábio Henrique, vereadores, educadores, alunos e moradores da comunidade, Fred inaugurou uma unidade moderna, ampla e totalmente climatizada, preparada para oferecer mais conforto e melhores condições de aprendizagem.

A escola conta com uma estrutura completa, incluindo 13 salas de aula climatizadas, laboratório de informática, sala de recursos, sala maker, biblioteca, auditório, salas de coordenação, gestão escolar, professores e administração, além de cozinha, despensa, banheiros e demais espaços de apoio necessários para o funcionamento da unidade.

A nova escola chega para atender uma antiga demanda da comunidade e representa um importante avanço para a educação da região.

Entre os estudantes que conheceram o novo espaço, a empolgação era evidente. A aluna Bruna Rafaela, de 10 anos, aprovou cada detalhe da estrutura.

“Eu achei a escola muito bonita. Está tudo novo e organizado. Gostei bastante das salas, da biblioteca e dos computadores. É um lugar muito legal para estudar e aprender. Estou muito feliz por estudar aqui”, contou.

Durante a inauguração, Fred Campos destacou que investir na educação significa investir diretamente no futuro da cidade.

“Nosso compromisso é garantir que nossas crianças estudem em ambientes dignos, modernos e preparados para oferecer um ensino de qualidade. A educação é a base de tudo e continuará sendo uma das maiores prioridades da nossa gestão. Estamos trabalhando para construir oportunidades e transformar a realidade das famílias de Paço do Lumiar por meio do conhecimento”, afirmou o prefeito.

A entrega da Escola Professora Rosângela de Jesus Bruzaca Oliveira faz parte de um amplo conjunto de ações realizadas pela Prefeitura para fortalecer a rede municipal de ensino. Desde o início da atual gestão, todas as escolas do município foram climatizadas, proporcionando mais conforto para estudantes e profissionais da educação.

Além disso, a administração municipal já entregou novas unidades escolares, como as escolas Vovó Filuca, Elias Ferreira, Girassol, Vicente Pires Sampaio, Vila São José e Ana Letícia, entre outras obras que estão contribuindo para a expansão e modernização da educação pública luminense.

Os investimentos também alcançam a distribuição de fardamento e kits escolares, além da renovação da frota do transporte escolar, que passou a contar com ônibus novos e climatizados para atender os estudantes com mais segurança e comodidade.

Advogado é condenado por desvios de recursos de clientes vulneráveis

Uma ação penal movida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de Arame, levou à condenação do advogado Wender Lima de Lima, no dia 4 de junho, à pena de sete anos e quatro meses de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de apropriação indébita majorada pelo exercício da profissão.

A sentença foi assinada pelo juiz Calleb Mariano Ribeiro, que responde pela Vara da Comarca de Arame. A denúncia é de autoria do promotor de justiça Felipe Augusto Rotondo, que responde pela Promotoria de Arame.

Como ainda foi denunciado pelos crimes de falsidade ideológica e fraude processual qualificada, o réu também foi condenado a 11 meses de detenção e ao pagamento de R$ 207.866,50, a título de reparação mínima pelos danos materiais causados às vítimas atingidas pelas condutas ilícitas.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o advogado aproveitou-se de sua atividade profissional para efetuar o levantamento de 25 alvarás judiciais e homologações de acordos de clientes em situação de hipervulnerabilidade, que incluíam pessoas idosas, analfabetos e indígenas da etnia Guajajara.

As investigações demonstraram que ele realizou saques em espécie e transferências dos valores diretamente para suas contas bancárias, retendo integralmente o dinheiro das causas e deixando seus representados desamparados.

A acusação também apontou que, após ser notificado pelo Ministério Público, o profissional tentou obstar a persecução penal apresentando oito “Termos de Adimplemento” ideologicamente falsos. Para tanto, utilizou-se de artifícios para colher assinaturas de testemunhas em folhas de papel totalmente em branco — sob a alegação de que seriam apenas protocolos do juízo devido à pandemia —, preenchendo-as posteriormente com falsas declarações de quitação financeira para tentar induzir o órgão ministerial a erro.

O promotor de justiça Felipe Rotondo destacou que a atuação do Ministério Público buscou não apenas garantir a estrita responsabilização penal do acusado por violações graves à ética e à lei penal, mas concentrou-se fortemente na proteção de pessoas em severa condição de vulnerabilidade. “O foco da instituição pautou-se na prevenção da revitimização e no respeito à integridade física, social e psicológica das pessoas lesadas”, afirmou.

Comida no prato de quem precisa

Ribamar Soares
Subsecretário da Casa Civil do Maranhão

“Quem tem fome tem pressa”, essa frase de Terezinha Mendes da Silva, parceira de Betinho na concepção e execução do Programa Ação da Cidadania, retrata com perfeição a urgência de medidas administrativas para viabilizar a superação da pobreza extrema, manifestada com mais intensidade quando se trata da impossibilidade de acesso à alimentação de qualidade e índices nutricionais adequados.

A fome é a consequência mais cruel da desigualdade social e apenas quando os governos assumem que ela é uma emergência diária, inadiável, que exige a mobilização e ação solidária da sociedade com a ação governamental, existe a possibilidade desse flagelo ser contornado e índices expressivos da população serem inseridos na dinâmica civilizatória de convívio social justo.

No Maranhão, o governador Carlos Brandão encarou com determinação a tarefa de retirar centenas de milhares de pessoas da pobreza extrema, que expressa na fome o seu mais doloroso retrato.

Ações emergenciais precisavam ser adotadas em sintonia com medidas estruturantes que pudessem favorecer o ingresso crescente e permanente da população menos favorecida em patamares de cidadania condizentes com a imagem de um país que avança na expectativa de se tornar uma nação verdadeiramente desenvolvida.
o governador Brandão mais que dobrou o número de Restaurantes Populares, chegando atualmente a 224 unidades, presentes em 198 municípios maranhenses.

Na Ilha de São Luís, saímos de 13 restaurantes em 2022 para 21 restaurantes atualmente. Em toda a rede estadual são servidas 225 mil refeições por dia.

Desde abril de 2022, quando o governador Brandão assumiu o governo, 173,3 milhões de refeições foram servidas na rede de Restaurantes Populares do Maranhão, contribuindo decisivamente para a redução da pobreza extrema no nosso estado.

Atualmente a nossa rede de acesso à alimentação popular, é a maior da América Latina. Mais do que a estatística impressionante, o que transforma essa evolução no maior símbolo de inclusão e sustentabilidade social do Brasil, é o reconhecimento das pessoas que passaram a sorrir e poder dormir devidamente nutridas.

Os Restaurantes Populares já estão presentes em quase todos os municípios do estado, servindo diariamente refeições ao custo de 1 real o almoço e o jantar e 50 centavos o café da manhã, proporcionando comida de verdade, balanceada e concebida por nutricionistas.

Essa conquista do povo do Maranhão é o passo histórico mais importante para o cumprimento do Direito à Alimentação Adequada – DHAA, que rege a Rede Operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Com a ampliação revolucionária da rede de Restaurantes Populares, o governo do Maranhão já conseguiu tirar quase 1,5 milhão de pessoas da linha da pobreza extrema e resgatar a dignidade, a esperança e a confiança de que um futuro novo e promissor é possível, sustentado por um presente solidário e de ação efetiva.

A interferência direta sobre a redução da pobreza por meio da resolução de uma emergência humana de sobrevivência, atingida pela política de expansão dos Restaurantes Populares, implementada pelo governador Carlos Brandão, possibilitou o estímulo de vários setores da nossa economia, como a agricultura familiar, responsável por parte considerável do abastecimento dos restaurantes, o setor de transportes, a geração de emprego e renda para milhares de pessoas que trabalham e atendem nas unidades, entre diversos outros setores direta ou indiretamente favorecidos.

A rede de Restaurantes Populares do Maranhão, mais do que a marca de um governo que realmente está TRABALHANDO PARA TODOS, significa uma conquista concreta das famílias maranhenses.

OAB/MA intensifica mobilização e aumenta cobrança sobre investigações do caso Ricardo Luz

A OAB Maranhão mantém firme seu compromisso com a busca por justiça no caso do advogado Ricardo Luz, assassinado em dezembro de 2022, no município de Grajaú. A instituição segue acompanhando de perto o andamento das investigações e reforçando ações voltadas à localização dos envolvidos no crime.

Como parte desse trabalho, representantes da Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado e da Comissão de Segurança Pública e Cidadania da Seccional estiveram reunidos com o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, para obter informações atualizadas sobre o andamento do caso e reiterar a preocupação da advocacia maranhense com a elucidação do homicídio.

Paralelamente, a OAB/MA ampliou a divulgação da imagem de Raimundo Nonato Araújo de Sousa, conhecido como Magno, apontado pelas investigações policiais como o suposto mandante do assassinato. A mobilização conta com o apoio das Subseções da Ordem no Maranhão e das Seccionais da região Nordeste, fortalecendo a rede de divulgação em busca de informações que possam contribuir para sua localização.

Segundo o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a instituição permanece vigilante e atuante para que todos os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

“A OAB Maranhão acompanha este caso desde o primeiro momento e continuará mobilizada até que a Justiça seja plenamente alcançada. Não mediremos esforços para colaborar com as autoridades e manter viva a cobrança por respostas para a advocacia e para a sociedade”, afirmou.

A campanha utiliza material produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), incluindo cartazes com a fotografia do foragido e os canais oficiais para denúncias. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones (98) 3223-5800, (98) 99224-8660, além dos números 190 e 181.

Foragido da Justiça

De acordo com as investigações, Raimundo Nonato Araújo de Sousa teve a prisão preventiva decretada pela Justiça da Comarca de Grajaú e permanece foragido. Até o momento, as autoridades não divulgaram a identidade dos executores nem o número total de pessoas envolvidas na ação criminosa.

Crime que abalou a advocacia maranhense

O assassinato de Ricardo Luz, ocorrido em dezembro de 2022, provocou forte repercussão em Grajaú e em toda a advocacia maranhense. Na ocasião, uma comitiva da OAB/MA, liderada pelo presidente Kaio Saraiva, esteve presente no velório do advogado em solidariedade aos familiares e colegas. A delegação contou ainda com representantes do Conselho Federal da OAB, entre eles o conselheiro federal e coordenador de Comunicação, Thiago Diaz, além de integrantes da Subseção de Grajaú e profissionais da advocacia da região.

Desde então, a Ordem acompanha permanentemente as investigações, reafirmando sua defesa da vida, das prerrogativas da advocacia e do combate à impunidade.

Novo diz que analisará mudança de Lahesio e não descarta lançar outro nome para o Governo

O diretório estadual do Novo no Maranhão emitiu nota, nesta sexta-feira, 12, comentando decisão do médico Lahesio Bonfim, que desistiu de representar o partido na disputa pelo Governo do Maranhão e anunciou sua pré-candidatura ao Senado – reveja e reveja.

Segundo a sigla, a mudança representa um novo fato político e exige uma análise cuidadosa de seus reflexos eleitorais, institucionais e estratégicos.

Por essa razão, o novo cenário será avaliado internamente pelo partido, com a prudência e a maturidade que a situação exige.

A legenda não descartou substituir Lahesio por outro nome ou, tão pouco, ceder a uma nova construção partidária.

Abaixo, leia o comunicado na íntegra:

“O Diretório Estadual do Partido NOVO no Maranhão tomou conhecimento do posicionamento público do dr. Lahesio Bonfim acerca do novo direcionamento de sua pré-campanha. A mudança anunciada por Lahesio representa um novo fato político e exige uma análise cuidadosa de seus reflexos eleitorais, institucionais e estratégicos. Por essa razão, o novo cenário será avaliado internamente pelo partido, com a prudência e a maturidade que a situação exige. Ressalte-se que a eleição para o Senado da República contempla duas vagas e que estamos em um período pré-convencional, no qual o diálogo e as construções políticas fazem parte do processo democrático. É natural que, diante das pesquisas, das análises de cenário e da própria conjuntura política, ocorram reflexões sobre os caminhos mais viáveis para o fortalecimento do projeto político que vem sendo construído no Maranhão. Em relação à disputa pelo Governo do Estado, o Partido NOVO seguirá avaliando, com responsabilidade, os caminhos mais adequados para o fortalecimento do projeto que representa, sempre em consonância com os interesses do Maranhão e com os princípios que norteiam a atuação da legenda. O partido dispõe de nomes qualificados para a disputa majoritária e não descarta a manutenção de uma candidatura própria ao Governo do Estado. Da mesma forma, eventual construção política com outras forças partidárias será considerada, desde que respeite os princípios do Partido e os projetos políticos dos quadros que integram a legenda. As definições eleitorais para 2026 serão conduzidas no tempo adequado, com diálogo, responsabilidade e respeito às lideranças que integram este projeto, colocando os interesses do Maranhão e do Brasil acima de projetos individuais”.

Em Arari, prefeita suspende até água em órgãos municipais

Um fato deplorável foi registrado no município de Arari, na região da Baixada, esta semana.

Ofício circular nº 109/2026, datada da última quarta-feira, 10, e assinado pela prefeita Maria Alves Muniz (foto), conhecida no meio político como Simplesmente Maria, foi distribuído nas Secretarias e órgãos municipais determinando a suspensão de eventos.

Também foi proibida, como forma de conter despesas e promover o que foi apontado como reorganização administrativa, a disponibilização de água, lanches, coffee break e brindes.

De acordo com o documento, a medida visa “assegurar o equilíbrio financeiro e a adequada aplicação dos recursos públicos, devendo ser observada por todas as Secretarias e órgãos da Administração Municipal”.

Simplesmente Maria, após mais de duas décadas tentando, foi eleita, em 2024, pregando mudança e austeridade.

Ela bateu nas urnas Rui Filho, que foi derrotado sentado na cadeira de prefeito.

A prefeita, em pouco mais de um ano de gestão, já foi alvo de várias denúncias que apontam para malversação de recursos públicos.

Uma delas diz, noticiada pelo Blog (reveja), respeito ao que foi chamado pelo Ministério Público de anomalias na folha de pagamento da Prefeitura de Arari.

Casal suspeito de envolvimento na morte de empresário em Imperatriz é preso no Ceará

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na madrugada desta sexta-feira (12), um casal suspeito de participação no assassinato do empresário Laércio Muller Rocha, de 32 anos, em Tianguá, no Ceará.

A vítima estava desaparecida desde a última sexta-feira (5), em Imperatriz, e os investigados poderão responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver.

Os suspeitos foram identificados como Tiago Guilherme Alves Monteiro, conhecido como “Tiago Brasil”, e Yala Cananda Costa Alves.

Eles foram localizados durante uma abordagem da PRF na BR-222, nas proximidades do viaduto de acesso à rodovia que liga Tianguá a Viçosa do Ceará.

Durante a fiscalização, os agentes consultaram a documentação dos ocupantes do veículo e constataram a existência de mandados de prisão em aberto contra ambos.

O casal foi conduzido para a Delegacia Regional de Tianguá e deverá ser transferido para Imperatriz nos próximos dias.

As prisões foram decretadas pela Justiça do Maranhão na última terça-feira (9), no âmbito das investigações que apuram a morte do empresário. Um terceiro investigado, Gabriel Monteiro, filho de Tiago Guilherme, continua foragido.

O corpo de Laércio Muller Rocha foi localizado na quinta-feira (11), dentro de um tambor abandonado no bairro Cidade Nova, em Davinópolis, município vizinho a Imperatriz.

A descoberta ocorreu após moradores perceberem um forte odor vindo da área. De acordo com as informações apuradas, o corpo estava esquartejado e apresentava sinais de que havia sido incendiado. Apesar das condições, familiares conseguiram reconhecer a vítima por características físicas.

No local também foram encontrados documentos pessoais do empresário, incluindo carteira de habilitação e cartão bancário.

Polícia Federal rejeita segunda proposta de delação de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal (PF) negou  mais uma proposta de delação premiada do banqueiro Daniel Vorcaro.

É a segunda proposta rejeitada pela corporação após Vorcaro ser preso no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura as fraudes no sistema financeiro do país.

A decisão da PF já foi comunicada ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator das investigações. A Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda analisa a proposta de colaboração do banqueiro.

As razões pelas quais o acordo foi rejeitado estão em sigilo e não foram divulgadas pela corporação.

No mês passado, ao rejeitar a proposta pela primeira vez, os investigadores da PF concluíram que o banqueiro não apresentou novidades em relação ao material que já foi apreendido e não assumiu que cometeu crimes.

No dia 4 de março, Vorcaro voltou a ser preso e foi alvo da terceira fase da Operação Compliance Zero, da PF, que investiga fraudes financeiras no Master e a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB), banco público ligado ao Governo do Distrito Federal (GDF). Desde então, ele tenta fechar um acordo de delação.

O banqueiro está preso em uma sala da Superintendência da PF em Brasília.

Após Veritá, AtlasIntel também enfrenta sanção judicial e amplia controvérsia sobre pesquisas que colocam Braide à frente

A suspensão da pesquisa AtlasIntel pelo TRE-MA colocou mais lenha na fogueira do debate sobre os levantamentos eleitorais divulgados no Maranhão.

O detalhe que chama atenção é que a pesquisa agora barrada pela Justiça era justamente uma das que apresentavam a maior vantagem de Eduardo Braide na corrida pelo Palácio dos Leões.

Antes dela, a Veritá também já havia enfrentado problemas na Justiça Eleitoral.

Agora, a AtlasIntel entra na mesma rota após decisão que apontou irregularidades no registro da pesquisa.

Em ambos os casos, os levantamentos chamaram atenção por retratar um cenário amplamente favorável ao ex-prefeito de São Luís.

Ninguém pode afirmar que os questionamentos ocorreram por causa dos resultados.

Mas é impossível ignorar a coincidência política: justamente as pesquisas que colocaram Braide muito à frente dos adversários acabaram se tornando alvo de contestação judicial.

Nos bastidores, cresce a pressão para que os institutos apresentem total transparência metodológica e documental, evitando que números divulgados ao eleitorado terminem sendo questionados nos tribunais.