Alema conclui processo sobre perda do mandato de Hemetério; Eleição para 3ª Vice-Presidência será convocada

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 04, relatório da Corregedoria da Casa, dirigida pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT), determinando a vacância do cargo do deputado Hemetério Weba (PP).

O procedimento interno atende decisão judicial, que não cabe mais recursos em nenhuma instância, que suspendeu os direitos políticos do parlamentar progressista e cassou o seu mandato por ato de improbidade administrativa quando o mesmo governou a cidade de Nova Olinda do Maranhão, fato, este, ocorrido há quase duas décadas.

A decisão pela vacância deverá ser publicada no Diário Oficial da Alema até sexta-feira, 06.

A partir deste momento, a primeira suplemente do PP, Helena Duiailibe, será convocada para assumir a titularidade do mandato no Palácio Manuel Beckman, o que deve ocorrer no início da próxima semana.

Como Hemetério integrava a composição da atual Mesa Diretora, no cargo de 3º vice-presidente, uma nova eleição para função terá que ser realizada.

A Presidência da Casa tem prazo de até cinco sessões, após a publicação da vacância, para chamar o pleito interno.

Weba foi condenado pela Justiça por utilizar propaganda institucional em benefício próprio, veiculada em jornal de grande circulação, caracterizando desvio de finalidade à época.

Após a condenação, ele recorreu na Justiça por diversas vias — ação rescisória, cautelar e declaratória de nulidade — mas todas as tentativas foram rejeitadas.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por decisão do ministro Francisco Falcão, restabeleceu os efeitos da sentença, derrubando as suspensões anteriormente concedidas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *