Brandão anuncia duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa Brasil, instalada em Balsas

O governador Carlos Brandão anunciou a duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa Brasil, instalada em Balsas, durante visita às instalações da empresa, realizada na manhã desta segunda-feira (12).

A duplicação marca a segunda fase do empreendimento e representa um investimento total de R$ 2,5 bilhões.

A primeira fase da fábrica já está concluída e a segunda etapa tem previsão de término até o fim deste ano, ampliando significativamente a capacidade produtiva da planta. “Vamos duplicar a fábrica para que tenhamos mais emprego, mais renda, mais processamento de milho. Enfim, vamos dobrar a capacidade. Se uma já estava boa, imagina duas. Esse anúncio é muito importante para toda a região de Balsas”, destacou o governador Carlos Brandão.

As obras para implantação da duplicação da fábrica devem ter início ainda em junho, com previsão para finalização em dezembro, contribuindo para um maior desenvolvimento da região. “Hoje a gente consome 1 milhão de toneladas de grãos por ano e vamos duplicar esse processo, trazendo muito fomento a uma cadeia gigante. Estamos muito felizes e seguros por conta de uma contrapartida dada pelo Governo do Estado”, afirmou o vice-presidente Comercial e de Operações da Inpasa, Flávio Peruzo.

Com a chegada do Grupo Inpasa Brasil ao Maranhão, além de avançar na industrialização e geração de empregos, o estado se torna um ambiente de crescimento também ao agronegócio. Somente as obras entre a primeira e a segunda fase devem gerar cerca de 3 mil postos de trabalho, diretos e indiretos. Após a conclusão da unidade, está prevista a manutenção de cerca de 500 empregos, estabelecendo uma base sólida para o crescimento futuro da cidade de Balsas e de toda a região.

“É uma agregação de valor de cadeia muito grande. A gente tem o potencial de atrair muitos outros negócios no entorno desses grandes complexos de fibra e proteína, além de fomentar o mercado de etanol. É um potencial de crescimento bastante grande”, pontuou Peruzo.

Pioneira na transformação de milho em etanol no Brasil, a Inpasa possui operações bem-sucedidas em diversas localidades do país e do Paraguai, processando 7,5 milhões de toneladas de milho por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *