O governador Carlos Brandão (PSB) reuniu na manhã deste domingo, 13, no município de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, agentes políticos que detém protagonismo para o pleito de 2026, quando ocorrerá a sucessão do socialista.
Estiveram presentes nas inaugurações de várias obras, fruto de parceria entre o Palácio dos Leões e o governo do prefeito Fred Campos (PSB) – de longe, um dos gestores públicos que mais vem obtendo destaque com várias frentes de trabalho nestes primeiros meses do ano – figuras como o vice-governador Felipe Camarão (PT); a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); e o senador Weverton Rocha (PDT), por exemplo.
Camarão é o primeiro na linha de sucessão do governador e já há algum tempo reaproximou-se de Brandão trabalhando para a consolidação de um cenário no qual o socialista renuncie no início de 2026 para que ele assuma e concorra à reeleição sentado na cadeira principal dos Leões.
Weverton trabalha para se estabelecer na chapa governista que disputará as duas vagas para Câmara Alta, almejando ocupar um dos postos tendo como companheiro para a outra vaga o próprio Carlos Brandão.
Iracema trabalha com o cenário principal de busca pela reeleição do mandato no pleito proporcional.
No entanto, seu nome é sempre citado quando o assunto é composição de uma chapa governista.
As várias inaugurações aconteceram em um clima de extrema alegria, tranquilidade e união.
Desertorezinhos – Em um trecho do seu discurso, o governador tratou sobre a sua base de apoio da Alema.
Brandão utilizou o termo “desertorezinhos” para referir-se a um grupo de parlamentares que, hoje, lhe faz oposição no Palácio Manuel Beckman.
Este grupo, ao longo do último mês, amenizou as ações de confronto ao governo do socialista, com exceção de Othelino Neto (SDD).
Sinal de que uma espécie de “calmante”, resultado do processo de pacificação entre brandonistas e dinistas, vem surtindo efeito.