Os vereadores Marquinhos (União Brasil) e Beto Castro (Avante) fizeram movimentos distintos recentemente em relação ao processo de eleição interna para presidência da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2027/28.
Eles são pré-candidatos à sucessão do atual presidente, vereador Paulo Victor (PSB), que é pré-candidato a deputado estadual.
O parlamentar do UB, em fala proferida nesta última segunda-feira, 7, dia no qual Castro recebeu as adesões públicas de Daniel Oliveira e Marcos Castro, ambos do PSD, dirigiu-se ao presidente e demais colegas e solicitou cautela neste momento – veja o vídeo completo no fim do texto.
Na avaliação de Marquinhos, ao antecipar o debate e articulações sobre o assunto, cria-se um clima de divisão no Parlamento, que deveria estar empenhado em buscar resolutividade para problemas importantes da capital.
Leia também:
Câmara de São Luís pode alterar Regimento para promover próxima eleição da Mesa Diretora
Eleição para presidência movimenta bastidores da Câmara de São Luís
Na contramão, Beto Castro, com o apoio de Victor, permanece tentando avançar e formar maioria para o seu projeto.
Na última sexta-feira, por exemplo, na casa de Marlon Botão (PSB), promoveu almoço no qual se fizeram presentes Marcelo Poeta (PSB), Raimundo Penha (PDT), Andrey Monteiro (PV), Thyago Freitas (PRD), Edson Gaguinho (PP), Coletivo Nós (PT), Fábio Filho (Podemos), Coletivo Unidos (PRD), Daniel Oliveira, Astro de Ogum (PC do B), Raimundo Júnior (Podemos); além de Botão, PV e do próprio pré-candidato.
A foto não foi feita para registro devido a não formação de maioria neste momento.