Adiamento aconteceu por conta de manobra já prevista do deputado Othelino Neto, que substituiu Rodrigo Lago no colegiado, após sabatina realizada na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira, 7, na qual o advogado se saiu muito bem.
A Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa votará na segunda-feira, 10, às 9h, durante reunião na Sala das Comissões, parecer da lavra da deputada Solange Almeida (PL) acerca da ascensão do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) por indicação do governador Carlos Brandão (PSB) – reveja e reveja.
Costa foi sabatinado, na manhã desta sexta-feira, 7, no chamado Plenarinho da Casa, por membros da Comissão – Neto Evangelista (União Brasil), Florêncio Neto (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Solange Almeida e Catulé Júnior (PP), que são membros titulares; Edson Araújo (PSB) e Othelino Neto (SDD), suplentes que estavam substituindo Daniella (PSB) e Rodrigo Lago (PC do B), respectivamente – e outros parlamentares que se fizeram presentes.
O advogado se saiu muito bem, chegando a receber elogios públicos, inclusive de integrantes da Comissão, o que aponta para o cenário no qual o relatório de Solange seja pelo deferimento da sua indicação com a justificativa de que o mesmo atende a todos os requisitos solicitados.
A apresentação do relatório e posterior votação dos membros do colegiado só não aconteceu após a sabatina, que durou cerca de três horas, porque o deputado Othelino Neto, que faz oposição ao Palácio dos Leões, pediu vista.
Othelino é suplente da Comissão e participou do processo substituindo o deputado Rodrigo Lago, membro titular e que se diz ainda pertencente à base governista.
A manobra já era prevista. Prova disto foi que Catulé Júnior solicitou vista conjunta e, por este motivo, na segunda-feira, nem Othelino ou Rodrigo Lago poderão fazer novamente o mesmo movimento, de acordo com o que determina o Regimento Interno da Alema. para adiar o processo por mais 48 horas.
O relatório da deputada, após votação pelos membros da Comissão, será submetido ao plenário da Casa na terça-feira, 11, em uma sessão extraordinária que será convocada após o fim da sessão ordinária.
A votação, seguindo as alterações do ritmo adotadas em 2024, acontecerá de maneira secreta.
O quorum mínimo para realização da sessão são de 22 parlamentares presentes no plenário, sendo que Flávio Costa, para ter a indicação chancelada, precisará obter maioria simples dos votos.
O editor do Blog conversou com Flávio Costa após a sabatina.
Abaixo, ouça a entrevista: