Deputados que fazem oposição ao Palácio dos Leões na Assembleia Legislativa realizaram, na noite de ontem, confraternização de fim de ano.
Estiveram presentes no encontro, publicizado nas redes sociais, Carlos Lula (PSB), Othelino Neto (SDD), Francisco Nagib (PSB), Leandro Bello (Podemos), Ricardo Rios (PC do B), Rodrigo Lago (PC do B) e Fernando Braide (PSD).
Do chamado G8, apenas Júlio Mendonça (PC do B) não compareceu. “E ainda teve confraternização do G8, com a ausência do Deputado @juliomendonca.ma que adoeceu. Mas o edital para novas inscrições está aberto! Com muita alegria, esperança e certeza do caminho tomado!”, pontuou Lula nas redes sociais.
Quem também se fez presente foi o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), irmão de Fernando.
Braide, vale relembrar, foi visitado por Othelino e sua esposa, a senadora Ana Paula Lobato (PDT), dias após o deputado ter judicializado o processo da eleição interna da Mesa Diretora da Alema, vencido pela deputada Iracema Vale (PSB), aliada do governador Carlos Brandão.
O prefeito chegou a ser convidado para concorrer na eleição para presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), que acontece em janeiro, cenário que ele teria descartado.
O grupo parlamentar é responsável por outra judicialização que resultou, através de decisão do desembargador Gervásio Protásio, do Tribunal de Justiça do Maranhão, no aumento para 1.55% do valor das chamadas emendas impositivas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado de 2025.
O assunto ganhou novo contorno com sentença do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que atendeu ação do Solidariedade e elevou este percentual para até 2%.