O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) anunciou que denunciará no Ministério Público Federal o reitor Fernando Carvalho Silva, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O parlamentar, que disputou a eleição para prefeito de São Luís, obtendo apenas 3,18% dos votos válidos, citou omissão por parte de Carvalho no caso da cantora e historiadora Tertuliana Lustosa que, na última quinta-feira, fez uma performance durante uma mesa redonda nas dependências da instituição de ensino, promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP), na qual “Ensinou com o C…” – reveja.
Moyses afirmou que a Universidade possui um código de ética e que este foi quebrado durante o ato promovido por Tertuliana.
Lamentou, ainda, o fato do reitor não ter vindo a público se pronunciar, limitando-se a divulgar uma nota institucional na qual informa que “está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente”.
Ontem, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar a performance erótica e apurar possíveis crimes ocorridos durante o evento.
Ver essa foto no Instagram