“O SuperAção vai muito além da dança”. É assim que os membros do projeto desenvolvido pelo vereador Raimundo Penha (PDT) definem sua participação nessa ação iniciada há oito anos e que tem alcançado o propósito de melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas.
É o caso de Rosana Santos Pires, que está desde o início do projeto.
“O que eu mais gosto é da interação com a turma, os professores. Esse é meu momento especial”, definiu Rosana durante a comemoração dos oito anos do SuperAção no bairro da Liberdade.
Idealizado pelo vereador Penha, o SuperAção tem mostrado que pode oferecer muito mais que uma simples dança. Só em 2024, ao todo, foram atendidas mais de 1.400 pessoas divididas em 13 turmas, sendo 127 alunos, somente na Zumba, no bairro da Liberdade.
“Não é uma aula qualquer. É superação, solidariedade. Quantos aqui quando adoecem têm uma outra pessoa para ir visitar em casa? Aqui nós estamos fazendo amizade, estamos fazendo história. São oito anos de coisa boa, e no que depender de mim vai continuar”, disse o vereador Raimundo Penha ao destacar a participação da comunidade.
O professor Roberto Reis, que está à frente do projeto desde o início, relatou a visibilidade profissional que o SuperAção lhe proporcionou. “É um projeto muito importante, estamos resgatando muitas vidas”, destacou.
Além da Liberdade, o SuperAção também está presente no São Bernardo, Parque dos Sabiás, Forquilha, Bequimão, Rio Anil, Cruzeiro do Anil, Pão de Açúcar, Alemanha, Anjo da Guarda e Cohab.
Do SuperAção surgiram outros projetos específicos, como o SuperAção Kids – que oferece modalidades de taekwondo, judô, ginástica rítmica e ballet. Para atender melhor os idosos, o vereador Raimundo Penha também idealizou o 60+ com exercícios específicos da terceira idade.