A Prefeitura de São Luís divulgou resultado de chamamento público nº 001/24, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), para contratação de Organização da Sociedade Civil que irá gerir, por um orçamento anual de R$ 8.352.960,00, um Hospital Veterinário que está sendo construído na Avenida dos Portugueses, próximo ao bairro do Anjo da Guarda.
A vencedora foi a empresa Instituto Transformar IT-SL, aberta em 2018, de acordo com informações da Receita Federal, e que possui sede no Jardim Renascença, na capital maranhense.
A empresa Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, com sede em São Paulo, havia ganho o resultado preliminar do chamamento no mês de abril, conforme noticiou o editor do Blog.
No entanto, Associação Nacional de Clínicos Veterinários e Pequenos Animais do Maranhão, segunda colocada no resultado preliminar, ingressou com ação no Ministério Público e recurso junto a própria Prefeitura de São Luís afirmando que a primeira colocada possuía índole maculada pela participação de certames em outros municípios e que seria investigada pelo MP por uso de documentação falsa.
Apontou, ainda, pouca transparência em diversos pontos do certame, como falta de informação acerca dos critérios de pontuação.
O Instituto Transformar, no primeiro resultado divulgado, havia ficado em terceiro lugar.
Antes da divulgação do resultado final, a gestão do prefeito Eduardo Braide prorrogou por quatro vezes a homologação do referido chamamento.
A obra de construção do equipamento público teve início em 2022, e a previsão é de que seja entregue nos próximos meses.
O investimento destinado à construção, segundo a Prefeitura, é de aproximadamente R$ 2,3 milhões e os serviços estão sendo conduzidos pelas secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh); Obras e Serviços Públicos (Semosp); Saúde (Semus); e Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), esta última, responsável pela elaboração do projeto.